Bertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Sistema Costa Norte

Bem - vindo a

Bertioga-Especial

O Especial 19 de Maio

O Especial 19 de Maio, anuário vinculado ao Jornal Costa Norte, é mais do que uma revista. É uma referência de registro dos fatos históricos, dos aspectos sociais e econômicos, do desenvolvimento e das expectativas dos que vivem e desfrutam de Bertioga. 

O material é elaborado com a qualidade e a veracidade das mídias do Sistema Costa Norte de Comunicação, tão conhecidas e atestadas pelos leitores e usuários. Afinal, chegaremos em 2019 a 28 anos de publicações!

Hino

I

Progressista Bertioga

És recanto acolhedor

Lindas praias, verdes matas

Preservadas com amor

II

Entre a serra e o oceano

E em teu belo litoral

Vivem fauna, flora, humanidade

Em equilíbrio natural

III

Teus encantos, que são tantos

A natureza esculpiu

Com as águas e os ventos

No teu solo tão gentil

IV 

És vibrante, Bertioga

De futuro promissor

Com a fé e a ciência

Dos teus filhos, o labor

V

E da gente hospitaleira

Fibra, raça e coração

Teus valentes pescadores

são heróis e tradição

VI

A beleza, a natureza

Que se vem admirar

Para tantos é Bertioga

Para nós, é nosso Lar

Informações Tecnicas

Com mais de 90% de seu território em preservação permanente, a Estância Balneária de Bertioga reserva a moradores e turistas uma experiência sem igual quando o assunto é natureza e história.

É destino certo de quem quer conhecer o valor da cultura caiçara, tão característica no litoral brasileiro.

Praias

A Praia de Bertioga SP tem extensão de 33 km, todas são bem preservadas e algumas oferecem boa infraestrutura também, são elas: Praia da Enseada, Praia de Riveira de São Lourenço, Praia de Itaguaré, Praia de Guaratuba, Praia de Boracéia e a Praia do Indaiá.

Bertioga faz parte da Baixada Santista, é a primeira cidade do litoral Norte, fica a cerca de 60 km de distancia de Santos (considerando caminho pavimentado) e a 100 km da rodoviária do Jabaquara em São Paulo.

Praias

BORACÉIA

Urbanizada, estende-se por quase cinco quilômetros, até a divisa com São Sebastião. A larga faixa de areia plana, boa para caminhadas. Ao longo da orla oferece quiosques e campings. Fica a 35 quilômetros do Centro.

Rios

A bacia hidrográfica de Bertioga é uma das maiores da Baixada Santista e está dividida em três rios principais: Itapanhaú, Itaguaré e Guaratuba. Conta também com os rios Itatinga e Jaguareguava, que deságuam no próprio Itapanhaú. Os rios e suas grandes extensões de maguezais são um ótimo passeio para quem gosta de curtir a natureza ou a pesca amadora.



Rios

A foz do Rio Guaratuba é diferente dos demais rios de Bertioga, cercado por um lado pelo Morro do Itaguá, com vegetação preservada, estando no interior do Parque Estadual Restinga de Bertioga. Do outro lado, fica a Praia do Guaratuba, de areias brancas e ondas médias, favorecendo a prática do surfe.

Nos finais de semana, o local é amplamente frequentado por banhistas de diversas regiões de São Paulo e moradores dos condomínios locais. As águas deste rio são limpas e de coloração escura, devido ao acúmulo de matéria orgânica e minerais. O rio é convidativo ao banho, devendo ser feito com prudência devido às correntezas e à passagem de embarcações no local. Existem boias delimitando as áreas de banho e de navegação.

Bertioga

Bertioga foi emancipada em 19 de maio de 1991. Mar...

Publicidade

Bertioga foi escolhida para refúgio de poeta

Uma guerra que durou nove anos

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware