O futuro está no turismo - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Quando estamos próximos de entrar no novo século, vemos que as formas de desenvolvimento até então exploradas trouxeram prejuízos principalmente, para os ecossistemas de todo o planeta Terra. Cuidar do pouco que resta para garantir a sobrevivência do ser humano é fundamental, e poucos países têm condições para isso. O Brasil pode se considerar privilegiado e seu primeiro povoado, Bertioga, é exemplo de como é possível se pensar em futuro tendo em vista a exploração sustentável dos recursos naturais, aliando preservação à melhor qualidade de vida.

Foto: Arquivo JCN

Com a aprovação da lei municipal de ecoturismo, a prefeitura se prepara para atender agências credenciadas que queiram atuar nessa área. Na cidade, a Suinã Turismo e a Seiva Tur já trabalham divulgando esse potencial e também ajudando a promover a educação ambiental entre moradores e visitantes.

Potencial - O desenvolvimento ao turismo em todos os segmentos, desde o histórico até a pesca amadora e profissional e o ecoturismo, é considerado como uma das principais fontes de renda e geração de empregos para a cidade,  que precisa, no entanto, atrair investidores. E potencial para isso é que não falta. Segundo uma pesquisa feita pela organização não governamental Conservation International, de Washington, nos Estados Unidos, 70% da biodiversidade do planeta estão concentrados em 17países. O Brasil vem em primeiro lugar, seguido da lndonésia e Colômbia. No Brasil, a Mata Atlântica lidera a pesquisa, seguida da região amazônica e pantanal, explica Du Zuppani, proprietário da Suinã Turismo. E, Bertioga, comenta, concentra um das maiores riquezas em biodiversidade do planeta.

Foto:

De acordo com Zuppani, para que o turismo possa se desenvolver de forma adequada, é preciso preservar esse potencial, criar leis de incentivo como isenção de impostos, para instalação de empresas do setor, e fazer com que os recursos gerados na cidade sejam revertidos para o próprio município. Nesse contexto, é importante a profissionalização dos empresários através de treinamentos constantes, para garantir melhor qualidade do serviço prestado.


Veja também

Projetos ajudam a cuidar da natureza

Trabalhos na área de educação ambiental, através de cursos ...

1999

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware