História conta que Bertioga poderia ter sido a primeira cidade do Brasil - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, o país já era habitado por indígenas. Bertioga era povoada por numerosos grupos de índios tamoios e aqui existiam uma flora e fauna muito ricas e diversificadas. Muitos animais perigosos viviam na região, como a onça, que atualmente está quase em extinção. Mas as belezas naturais da paisagem resistiram ao progresso e hoje são preservadas com zelo e carinho. Há muitas curiosidades e importância histórica no passado da cidade, que devem ser registrados. Por exemplo, por uma casualidade, Bertioga não foi a primeira cidade fundada no Brasil.

Foto: Arquivo JCN

Segundo dados históricos, em 1531, quando Martin Afonso de Souza iniciou a colonização brasileira, passando por Bertioga, ele considerou a possibilidade de se estabelecer no local, porém, João Ramalho o influenciou para seguir em direção ao sul e, assim, no dia 22 de janeiro de 1532, desembarcou em São Vicente, fundando a primeira vila do país. Mas, o destino reservou outro marco importante para a cidade. Martin Afonso ordenou a construção de uma fortificação de madeira para proteger a entrada da Barra. E foi em Bertioga, que os portugueses construíram o primeiro forte do Brasil.


Veja também

Itatinga é refúgio na serra do mar

Roteiro mais procurado, inclusive por turistas internacionai...

2004

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware