Envelhecimento da pele: descubra hábitos que o aceleram | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Envelhecimento da pele: descubra hábitos que o aceleram
Foto: Divulgação AesCare

Envelhecimento da pele: descubra hábitos que o aceleram

Saiba como maus hábitos podem contribuir para o envelhecimento da pele e tire suas principais dúvidas sobre o assunto

10 de setembro de 2019 Última atualização: 12:06
Por AesCare

Engana-se quem pensa que nossos hábitos não interferem na saúde da pele. Muito pelo contrário, algumas ações podem contribuir para o envelhecimento precoce mais do que imaginamos!

E como todas queremos estar com a pele bonita e atraente, hoje trouxemos uma lista com os hábitos que aceleram o envelhecimento da pele.

Pronta para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!

Hábitos que aceleram o envelhecimento da pele

Evitar o protetor solar

Esse mau hábito, além de acabar com o rejuvenescimento da pele, pode ser perigoso para a saúde.

Quando não usamos protetor solar, a radiação ultravioleta penetra sem barreiras em nosso órgão. Suas estruturas são danificadas e acabam atenuando os sinais do envelhecimento, deixando linhas de expressão e temidas rugas à mostra.

Para piorar ainda mais a situação, não usar o protetor solar evita a prevenção do câncer de pele, visto que a radiação pode alterar nossas células e gerar a doença.

Por isso, inclua em sua rotina o hábito de passar protetor solar diariamente, sobretudo nas áreas que mais são expostas, como: rosto, braços, mãos e colo.

Fumar

O cigarro é um dos piores aliados do envelhecimento.

Rico em nicotina, a substância prejudica toda a circulação corporal e acaba deixando a pele ressecada e maltratada.

Não ter boas noites de sono

Sabia que dormir bem não é questão de comodismo? Ter boas noites de sono é essencial para manter os níveis hormonais bem controlados e a saúde em dia.

Não é à toa que o sono é considerado reparador!

Ele é capaz de deixar a pele mais saudável e contribuir para a musculatura, deixando-a menos rígida.

Desta maneira, mantenha o corpo sempre bem descansado e respeite seus limites com relação ao sono – afinal, cada pessoa tem uma necessidade específica com relação às horas necessárias de sono.

Viver estressado

Em meio a um mundo tão agitado, é quase impossível ficar imune ao estresse. O grande problema é quando essa ação se torna um hábito e aumentamos muito a produção de cortisol (o hormônio do estresse) em nosso organismo.

Pessoas que vivem estressadas tem uma pele bem prejudicada: sem brilho, com menos elasticidade, mais rugas, manchas, linhas de expressão e flacidez.

Além disso, muitas condições de estresse podem estar relacionadas até com o surgimento das terríveis acnes na idade adulta.

A condição também é responsável por minimizar a quantidade de colágeno sintetizada por nosso corpo – e isso prejudica também as articulações, estruturas essenciais para nossa qualidade de vida e mobilidade.

Para evitar o estresse, tente viver uma vida mais leve e com menos preocupações. Nesse sentido, práticas como meditação e yoga podem ajudar bastante, sendo cientificamente comprovadas.

Esquecer de cuidar da pele

Além de não passar o protetor solar, a falta de cuidados com a pele também prejudica muito sua saúde e favorecem o envelhecimento precoce.

Dentre os cuidados essenciais, que devem ser incluídos diariamente, temos:

  • Limpeza;
  • Hidratação;
  • Uso do protetor solar;
  • E a retirada da maquiagem.

Sim! Por maior que seja a preguiça, você deve retirar a maquiagem todos os dias.

A presença de impurezas na pele é um dos principais fatores que acentuam os sintomas do envelhecimento, deixando a aparência ainda mais feia com o passar do tempo.

Além disso, uma pele suja dá brecha para o surgimento de cravos e espinhas, acabando com a estética perfeita.

Portanto, cuide da pele diariamente!

Ter uma alimentação desequilibrada

Sabia que a alimentação é um fator essencial para manter sua pele saudável?

Quando temos uma alimentação desequilibrada, nosso corpo acaba ficando mais flácido e as marcas da idade começam a surgir.

Para evitar tais problemas, é necessário ter uma dieta rica em nutrientes que possam reduzir os radicais livres e contribuir para a produção de colágeno e elastina, proteínas essenciais para a pele.

Opte por alimentos ricos em vitaminas (principalmente A, C e E), licopeno, selênio e aqueles que auxiliam na produção de colágeno.

Preparamos uma listinha que pode te ajudar bastante:

  • Tomate;
  • Melancia;
  • Suco de laranja;
  • Gelatina;
  • Oleaginosas;
  • Linhaça;
  • Abacaxi;
  • Frutas cítricas em geral (laranja e limão);
  • Carnes magras – principalmente peixes;
  • Cenoura;
  • Alho;
  • Vegetais verde-escuros;
  • Abacate;
  • Ovo cozido.

Além disso, manter o corpo bem hidratado com água fará com que as reações metabólicas ocorram de maneira mais harmonizada, deixando a pele ainda mais cuidada.

Tratamentos para o rejuvenescimento facial

Graças aos avanços na área da estética, podemos contar com uma série de tratamentos para o rejuvenescimento facial.

Pensando nisso, trouxemos algumas técnicas que podem minimizar os sintomas do envelhecimento e deixar sua pele mais bonita e atraente. Vamos conferir?

Botox

Dentre os procedimentos mais queridinhos, o botox consiste na aplicação de toxina botulínica para paralisar os músculos da face.

Com isso, as expressões tendem a ficar mais suaves, ajudando no rejuvenescimento do rosto.

Sculptra

sculptra, também conhecido como ácido polilático, consiste em uma técnica de aplicação que estimula a formação e renovação do colágeno da pele – estrutura importantíssima para manter a firmeza e elasticidade desse órgão.

O grande benefício desse procedimento é que ele permite cuidar da flacidez da pele, diminuir as odiadas rugas e promover o preenchimento facial, deixando o volume mais elaborado e atraente.

Preenchimento com ácido hialurônico

O preenchimento com ácido hialurônico é indicado para quem quer: suavizar as rugas e linhas de expressão, minimizar o aspecto das olheiras e contornar melhor o rosto cuidando do preenchimento facial.

Considerações finais

Agora que você conferiu os principais hábitos que podem comprometer a saúde da sua pele e contribuir para o envelhecimento precoce, não esqueça de excluí-los de sua vida e prezar por uma pele mais saudável e bonita!

Se você não estiver satisfeita com sua aparência, não esqueça que procurar um médico especialista pode ajudar bastante a devolver a auto estima e manter a saúde bem cuidada!

35846
Outras
Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral