Flamengo x Liverpool: Final do Mundial de 81 | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Veja como foi a partida decisiva que consagrou o Flamengo campeão Mundial
Veja como foi a partida decisiva que consagrou o Flamengo campeão Mundial Foto: Betsul

Flamengo x Liverpool: Final do Mundial de 81

Veja como foi a partida decisiva que consagrou o Flamengo campeão Mundial

20 de dezembro de 2019 Última atualização: 12:54
Por WeContent

Há 38 anos, o Flamengo conquistava o mundo, a Copa Intercontinental, que mais tarde seria reconhecida pela FIFA como um Mundial Interclubes. O título consagrou o futebol da grande geração Rubro-Negra, formada por ídolos como Zico, Júnior, Adílio, Leandro e Nunes. A conquista do Mundial de 81 colocou o Flamengo no topo do mundo do futebol e veio justamente em uma final contra o Liverpool. 


Diferente dos moldes do Mundial de Clubes da FIFA dos dias de hoje, a Copa Intercontinental era disputada em um jogo único entre os campeões da Libertadores e Liga dos Campeões da Europa. A competição de 1981 foi a 20ª edição e teve como sede para a disputa o Japão, na cidade de Tóquio, e o que tivemos não foi apenas uma vitória do Flamengo, mas um espetáculo do futebol brasileiro sobre os europeus. 


O poderoso Liverpool, campeão europeu, sofreu não apenas uma derrota, mas levou uma aula de futebol - como alguns jogadores ingleses disseram - e o placar é prova disso: 3 a 0. Os gols do Flamengo foram marcados por Nunes (2) e Adílio, todos no 1º tempo. 


Do meio de campo, o belo lançamento de Zico, que contou com a falha no tempo de bola do zagueiro e capitão Phil Thompson, encontrou Nunes, que abriu o placar aos 13 minutos iniciais. O segundo gol do Flamengo veio após uma falta sofrida na faixa central do campo, perto da área. O camisa 10 rubro-negro foi para a cobrança e, no rebote, Adílio ampliou a vantagem aos 34 minutos. Já o terceiro veio novamente da conexão entre Zico e Nunes, o meia achou uma bela bola enfiada para o atacante que avançou pela direita e bateu cruzado para fazer 3 a 0 Flamengo na final. 


Apesar da artilharia de Nunes e do elenco recheado de craques do Flamengo, todos os três gols passaram pelos pés de Zico, que participou diretamente das jogadas. Assim, merecidamente, o meia foi eleito o melhor jogador do Mundial de 81. Dessa forma, o time carioca encerrou de uma vez por todas o estigma de que só ganhava no Maracanã. 


COMO O FLAMENGO CHEGOU AO MUNDIAL?

O Flamengo vinha de uma sequência vitoriosa, repleta de conquistas após conquistar o Campeonato Brasileiro em 1981, em cima do Atlético-MG, o Flamengo assegurou a vaga para disputar a Libertadores no ano seguinte. 

Na competição sul-americana, o time carioca passou pelo grupo 3, no qual também estava o Galo e os times paraguaios Cerro Porteño e Olímpia. Em seguida, passou pelos grupos da semifinal, com quatro vitórias em quatro jogos sobre o Deportivo Cali e o Jorge Wilstermann. Na grande final, venceu o Cobreloa, do Chile, após três partidas. Curiosamente, Zico marcou todos os gols do Flamengo na final. Confira os placares dos jogos:


Flamengo 2 x 1 Cobreloa - Jogo de ida - Maracanã


Cobreloa 1 x 0 Flamengo - Jogo de volta - Estádio Nacional, Chile


Flamengo 2 x 0 Cobreloa - Jogo de desempate - Estádio Centenário, Uruguai


Sabemos que a mudança no formato de disputa da final da Libertadores é recente, mas três partidas podem surpreender muitos desavisados. Atualmente, a decisão competição de clubes mais importante da América do Sul é disputada em jogo único e o modelo antecedente era de duas partidas, uma de ida e outra de volta. Porém, ainda mais antigamente, como não havia um critério de desempate, uma terceira partida era disputada para consagrar o campeão. 


Assim, o Flamengo superava o estigma de que só vencia no Brasil e ia rumo ao Japão para enfrentar o campeão europeu, que era considerado por alguns como favorito. 


COMO O LIVERPOOL CHEGOU AO MUNDIAL?

Em um período extremamente vitorioso, o Liverpool vinha de três conquistas de Liga do Campeões, mas para a sua primeira disputa de Copa Intercontinental. Isso, porque o time inglês não jogou as duas primeiras edições que teve direito. 


Em 1977, os Reds cederam a vaga para o Borussia Mönchengladbach, que empatou na Alemanha por 2 a 2 e depois perdeu, fora de casa, para o Boca Juniors, por 3 a 0. Assim, os argentinos ficaram com o título. Já em 1978, Liverpool e Boca novamente foram os classificados para a competição, no entanto, a final não aconteceu devido à desistência de ambas as equipes por problemas no calendário. Porém, em 1981, o time resolveu ao menos participar. 


ESCALAÇÃO DO FLAMENGO:

Goleiro: 1 Raul


Lateral 2 Direito: Leandro


Zagueiro: 13 Marinho 


Zagueiro: 4 Mozer


Lateral Esquerdo: 5 Júnior


Volante: 6 Andrade


Meia: 8 Adílio


Meia: 10 Zico


Atacante: 7 Tita


Atacante: 9 Nunes


Atacante: 11 Lico


Técnico: Paulo Carpegiani


ESCALAÇÃO DO LIVERPOOL:

Goleiro: 1 Grobbelaar


Lateral Direito: 2 Phil Neal


Zagueiro: 4 Phil Thompson


Zagueiro: 6 Alan Hansen


Lateral Esquerdo: 3 Mark Lawrenson 


Volante: 11 Graeme Souness 


Volante: 10 Terry McDermott


Meia: 14 Sammy Lee


Meia: 5 Ray Kennedy


Atacante: 7 Kenny Dalglish


Atacante: 16 Craig Johnson


Técnico: Bob Paisley



Fonte: Betsul

Comentários
40737
Outras
Últimas Notícias