O que analisar na hora de escolher um cartão de crédito? | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
O que analisar na hora de escolher um cartão de crédito?
Foto:

O que analisar na hora de escolher um cartão de crédito?

Diversos pontos são necessários na hora de fazer escolha! Veja só

18 de fevereiro de 2020 Última atualização: 17:59
Por Ignite Brasil

Com tantas opções disponíveis no mercado, é complicado escolher o melhorcartão de crédito. Para isso, é preciso ficar atento a certos detalhes na hora de analisar as propostas das operadoras. Aqui, vamos lhe dar algumas dicas para fazer uma boa análise e escolher o melhor cartão para você.

Existem alguns fatores primordiais para escolher um bom cartão de crédito. Antes de pedir um cartão, é preciso avaliar quais são os benefícios que ele pode trazer e se ele encaixa em seu perfil de consumidor. Há cartões que são bons para certos perfis de clientes e ruins para outros, o importante é achar o melhor cartão para o seu estilo.

Confira abaixo as nossas dicas para avaliar e escolher o melhor cartão de crédito para você:

Disponibilidade de crédito

Existem algumas modalidades de cartões de crédito no mercado e estas possuem disponibilidades de crédito diferentes. Os cartões podem ser pré-pagos e pós-pagos, e cada um destes modelos serve para diferentes perfis de consumidores.

Os cartões pré-pagos são parecidos com uma recarga de celular, você efetua o pagamento de crédito para usá-lo posteriormente no cartão, ou seja, ele não possui um limite, mas você não pode ultrapassar os créditos efetuados.

Esse tipo de cartão é bastante indicado para pessoas que não queiram ter um compromisso com o cartão. Assim, quando preciso, ele mesmo recarrega e utiliza o dispositivo. Nesse modelo, geralmente o consumidor não paga anuidade e nem outro tipo de gastos.

Já os cartões pós-pagos são aqueles que estipulam um limite para o consumidor, mediante análise de crédito. O cliente pode realizar compras até atingir o limite e o valor das compras do mês é cobrado mensalmente por fatura. Esse tipo de cartão é indicado para quem precisa contar com o cartão de crédito no dia a dia.

Isenção ou valor de anuidade

Muitos cartões ainda cobram a taxa de anuidade. A anuidade é cobrada para cobrir a prestação de serviços da operadora. Geralmente, ela é cobrada em parcelas acrescidas na fatura durante o ano.

Outras operadoras limitam a anuidade. Em alguns cartões, o cliente deixa de pagar a anuidade, caso atinjam um teto de gastos. Assim, ao passar do limite mínimo, a taxa não é cobrada. Essa é uma boa para pessoas que já tem uma ideia mais definida do quanto pretendem gastar no cartão de crédito.

E existem operadoras que oferecem cartões de crédito isentos de anuidade. Assim, independente dos gastos mensais, o consumidor não precisa se preocupar com essa cobrança. Essa é a melhor opção.

Programa de fidelidade e parceiros

Uma das principais vantagens dos cartões de crédito são os programas de fidelidade. Geralmente, estes programas lhe ajudam a acumular pontos por compras em sites parceiros ou mesmo lhe dão um cashback (devolvem parte do dinheiro da compra).

Dessa forma, avaliar os programas de fidelidades dos cartões é uma excelente maneira de saber qual lhe oferece mais vantagens em compras e viagens.  A dica é procurar por cartões que possuam um sistema de pontuação vantajoso e que conte com parceiros conhecidos por você.

Com isso, você pode unir o útil ao agradável realizando compras em lojas que você já compra normalmente e acumulando pontos para trocar por produtos, viagens, etc. Também fique atento a taxa de serviço pelo uso do programa, existem operadoras que cobram uma taxa mensal para que os clientes tenham acesso aos benefícios de seus programas de fidelidade.

Bandeira do cartão

A bandeira do cartão de crédito é outro ponto importante para ser avaliado. São as bandeiras dos cartões que determinam a cobertura de uso nacional ou internacional. Existem bandeiras que são rejeitadas por pontos comerciais, então é bom ficar de olho.

A nossa dica é escolher por cartões de crédito com as bandeiras Visa ou Mastercard. Essas são as duas bandeiras mais conhecidas no país. Dificilmente, cartões com essas bandeiras serão rejeitados, mesmo em locais mais distantes dos centros urbanos.

Taxa de juros e outras tarifas

Antes de escolher um cartão é importante estar ciente sobre todas as taxas e tarifas cobradas pela operadora do serviço. Existem diversas opções no mercado, e com isso o valor de taxa de juros varia bastante. Por isso, aqui cabe uma ampla pesquisa antes de escolher o seu cartão.

Além da taxa de juros, a operadora pode cobrar taxas de manutenção e administração do cartão, cobrar taxa para emissão de cartão adicional ou 2° via, e ter taxas mais pesadas no crédito rotativo.

Essas taxas podem e vão fazer diferença no valor final de sua fatura, então é essencial que você fique de olho e esteja ciente de todas as taxas envolvidas antes de pedir o cartão. Já existem operadoras que oferecem cartões sem nenhuma tarifa, então dê uma procurada e vejam se realmente elas valem a pena.

E aí, anotou todas as dicas? Estes são os principais fatores que devemos analisar na hora de escolher um cartão de crédito. Esse pequeno dispositivo pode nos ajudar bastante, mas é preciso que ele se encaixe em nosso perfil de consumidor. 

Comentários
44347
Outras
Últimas Notícias