Vai curtir o Halloween? Veja quais comidas preparar para a festa | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Faça do seu Halloween uma festa mágica e inesquecível
Faça do seu Halloween uma festa mágica e inesquecível Foto: Banco de imagem

Vai curtir o Halloween? Veja quais comidas preparar para a festa

Organize-se para comemorar uma das festas mais esperadas do ano: o Dia das Bruxas

29 de outubro de 2019 Última atualização: 15:41
Por Henrique Gear SEO

Até poucos anos atrás, o Halloween passava batido no Brasil. Com a popularização das escolas de idiomas, a festividade tornou-se parte do nosso calendário e já é aguardada com ansiedade por muitas escolas, condomínios e até danceterias.

Mesmo quem tem pouco tempo pode se antecipar e preparar deliciosas receitas de doces para o Dia das Bruxas e, assim, não ser pego desprevenido na hora em que a criançada bater à porta.

Mas, o que é Halloween?

Muito famosa nos Estados Unidos, a festa do Dia das Bruxas tem origem europeia, na Grã-Bretanha, onde países celtas pagãos celebravam o Samhain, festival que marcava o fim do verão, a última colheita antes do inverno e o início de um novo ano.

 Há historiadores que defendem que a origem da festa é cristã e faz parte de um festival de três dias que honra os mortos. Até por isso, ela é celebrada na véspera do Dia de Todos os Santos — data que antecede o Dia de Finados.

 O nome Halloween, inclusive, vem de uma expressão escocesa que significa “véspera do Dia de Todos os Santos”: All Hallow’s Eve .

 Tradições

Foram os colonizadores ingleses que levaram o costume de celebrar o Dia das Bruxas para os Estados Unidos e, de lá pra cá, algumas tradições se mantiveram, como usar fantasias para que as almas não o levem para o inferno; decorar a casa para espantar os maus espíritos e a brincadeira do “Doces ou Travessuras”.

 Outro costume é colocar na porta de casa uma abóbora esculpida com uma vela dentro. Essa decoração remete à lenda do Jack O’Lantern (lanterna do Jack), originária da Irlanda e que usava um nabo no lugar da abóbora.

 Segundo contam, Jack era um bêbado que foi procurado pelo diabo e conseguiu enganá-lo por três vezes, evitando sua morte. Mas, quando morreu, sua entrada foi negada no céu e também no inferno. O diabo, ainda sentindo-se humilhado, deu ao Jack uma vela para que ele pudesse iluminar seu caminho no purgatório. Para fazer a chama durar mais, ele colocou a vela acesa dentro de um nabo e ficou conhecido como Jack O’Lantern. 

 Na América, as abóboras eram mais abundantes do que os nabos e podiam ser esculpidas. Dessa forma, os imigrantes optaram por adaptar a lenda, e o costume segue até hoje.

Doces ou travessuras

A brincadeira de pedir doces ou fazer uma travessura também é norte-americana, mas com raízes europeias. Na Idade Média, as crianças tinham o costume do souling, que consistia em bater de porta em porta pedindo o soul’s cake (bolo das almas). Segundo a tradição, as crianças que ganhavam o doce rezavam pela alma dos finados da família que as presentearam, ajudando a alma penada a encontrar o caminho do céu.

 E o bolo das almas, acredite, nem é assim tão gostoso: consistia em um pedaço de pão mais duro, como a ciabatta, embebido em groselha.

 Decoração e culinária

 Para decorar a casa, basta lançar mão de abóboras esculpidas, toalha de mesa, guardanapo, copos e louças nos tons laranja, preto e roxo, além de enfeites de aranhas, teias, caldeirões e outros que remetem ao lúgubre.

 Para comer? Ah, aí as delícias são um capítulo à parte! Algumas ideias que podem agradar adultos e crianças são: 

      1. Maçã do amor: experimente colocar dentinhos de vampiro sobre a cobertura vermelha do caramelo. Vai ficar incrível;
  1.  Popcake temático, banhado em fondant colorido: o popcake é feito com farelo de bolo e cream cheese. Com criatividade e o fondant colorido — que pode ser comprado pronto —, é possível criar os mais variados monstrinhos;
  2. As mexericas têm formato que lembra muito o das abóboras. Para uma opção mais light, é possível decorá-las com olhinhos e boca — de papel ou de glacê — para remeter às lanternas de abóbora;
  3. Também é possível comprar balas e jujubas nos formatos de dentaduras, olho, minhoca, etc. e espalhar pela casa em potes transparentes para ajudar a criar o clima de Dia das Bruxas;
  4. Bastante divertidas são as salsichas em tirinhas enroladas em massa folhada. Depois de assadas, elas podem ser enfeitadas com olhinhos artificiais para imitar “múmias” deliciosas;
  5. As azeitonas pretas chilena e portuguesa também são muito usadas para fazer aranhas que descansam sobre minipizzas;
  6. Outra ideia bonitinha é fazer brigadeiro de copinho — mousse de chocolate — ou pavê de chocolate, dependendo da habilidade e disponibilidade de tempo do chef — e, por cima, colocar meia bolacha de maisena com a sigla R.I.P., que significa “descanse em paz” em inglês,
  7. Seringas com suco de tomate ou groselha também são shots divertidos para todos.
Comentários
37850
Outras
Últimas Notícias