Por que o planejamento financeiro é tão importante em qualquer negócio | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Veja porque o controle financeiro pode fazer a diferença para um negócio
Veja porque o controle financeiro pode fazer a diferença para um negócio Foto: Banco de imagem

Por que o planejamento financeiro é tão importante em qualquer negócio

Saiba como um bom planejamento financeiro é decisivo para o negócio crescer

31 de outubro de 2019 Última atualização: 12:22
Por Henrique Gear SEO


Todo negócio envolve riscos, que, se não forem bem avaliados, poderão gerar prejuízos. Dessa forma, o planejamento e controle financeiro é essencial para proteger qualquer empresa de ir à falência, pois atua como um mapeamento que evita perda de capital e estimula o avanço da companhia.

Importante ressaltar que o planejamento financeiro não envolve apenas a contabilidade da empresa. Na realidade, essa organização auxilia empresários e donos de negócio a pensarem estratégias para aumentar as economias e estabelecer ferramentas de captação de clientes. 

A importância de um planejamento financeiro

De acordo com especialistas, uma das causas que mais faz os negócios fecharem é a falta de um planejamento financeiro adequado. 

Não saber quanto capital há em caixa, quanto pode ser investido e onde deve ser aplicado, é fator que traz pouca clareza quanto à situação da empresa. 

Além disso, não ter conhecimento exato de como está o negócio e o que ele pode gerar, traz consequências fatais. Portanto, para que isso não ocorra, é de extrema importância investir em uma boa organização financeira. 

Para isso, é recomendável buscar ajuda de especialistas, tais como administradores e contadores, que vão auxiliar na condução e melhoramento da empresa. 

Aumento dos lucros e diminuição dos custos

Com o planejamento financeiro correto, a empresa consegue visualizar com maior precisão, em quais áreas deve investir. No final do mês, após o pagamento de funcionários e fornecedores, o dinheiro que restou em caixa deve ser investido, pois capital parado gera prejuízo. 

Ter um bom planejamento faz com que o empresário saiba exatamente onde colocar esse dinheiro, de forma a gerar mais lucro para a empresa. Por exemplo: pode-se investir em uma caderneta de poupança para que o capital cresça ainda mais. Assim, planificar significa não perder boas oportunidades. 

Por outro lado, um bom projeto financeiro também faz o dono do negócio reduzir custos operacionais da empresa. 

Isso porque o planejamento faz um mapeamento de todos os custos da empresa e passa a compreender onde pode ser economizado dinheiro. Sendo assim, traz um completo panorama fiscal da companhia.

Modelo de planejamento e pontos essenciais

Ao se pensar em planejamento financeiro, imagina-se logo planilhas intermináveis do Excel com diversas equações estranhas. No entanto, isso não corresponde à realidade. Um bom planejamento não é um “modelo pronto” que se pode arranjar na internet. 

Dessa forma, o ideal é o empreendedor sentar e pensar junto com um profissional — que pode ser contator ou especialista em marketing — maneiras de como organizar seu negócio, estabelecendo métodos personalizados às suas reais necessidades. 

Em relação aos pontos essenciais de um bom planejamento financeiro, deve-se atentar que isso varia de negócio para negócio, ou seja, o que é essencial para determinado empresário pode não ser para outro. 

Portanto, caberá ao dono realizar uma lista do que acredita ser essencial para o crescimento do seu negócio nos próximos meses ou anos, por exemplo: abrir uma nova filial, capacitar seus funcionários ou até mesmo promover uma reforma na estrutura de sua loja. 

A eficiência de um bom planejamento financeiro

Acredita-se que é suficiente realizar apenas um bom planejamento financeiro, de preferência no momento de abertura do negócio. 

No entanto, isso é uma falácia total, pois o plano de negócios deve sempre ser atualizado, ou seja, não pode ser esquecido. Na realidade, o bom plano necessita sempre sofrer manutenção como forma de alavancar o negócio. 

O bom planejamento financeiro é frequentemente utilizado como uma ferramenta e um aliado de sua empresa. Sendo assim, o ideal é o empresário sempre atualizar seu plano junto com especialistas, com o intuito de ser eficiente ao máximo. 

Importante saber que mesmo com um plano financeiro que pareça ser imbatível, maus momentos podem surgir. Isso porque o mercado financeiro não é uma ciência estável, muito pelo contrário, está vulnerável a diversos fatores que fogem do controle dos empresários.

E, mais uma vez, é necessário ressaltar a importância de se ter um planejamento financeiro: mesmo diante de eventuais obstáculos ou um cenário financeiro ruim, ter um bom plano faz com que os prejuízos diminuam.  

Dessa forma, é possível perceber que uma boa organização financeira é essencial para a condução de um negócio. 

A partir de técnicas, ferramentas e procedimentos, é possível ter um maior controle sobre as finanças da empresa. Além disso, o objetivo principal de um plano financeiro é buscar melhorar e fazer crescer, cada vez mais, o negócio.

37946
Outras
Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral