Dicas indispensáveis para economizar no supermercado | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Dicas indispensáveis para economizar no supermercado
Foto: Reprodução/Internet

Dicas indispensáveis para economizar no supermercado

Quer gastar menos nas compras do mês? Saiba quais orientações seguir

29 de junho de 2020 Última atualização: 12:50
Por Henrique Gear SEO

A pandemia do coronavírus fez com que muitas pessoas ficassem em casa para diminuir a propagação do vírus. Autoridades governamentais tomaram medidas, como o fechamento do comércio não essencial e a diminuição da circulação do transporte público, para desestimular que as pessoas fossem às ruas.


Entretanto, uma atividade que não pode ser interrompida durante essa crise são as compras mensais no supermercado. Em um momento difícil como esse, no qual muitos estão enfrentando dificuldades financeiras, é mais importante do que nunca saber como economizar quando for ao supermercado, evitando gastos desnecessários.

Sugestões para economizar

Abaixo, conheça algumas orientações que ajudarão você a gastar menos na ida ao supermercado.

Faça uma lista de compras

Parece algo trivial, mas a lista de compras é fundamental ao sair de casa para adquirir o que precisa. Ela garante que você não se esqueça de comprar nada e, mais importante, funciona como um lembrete para o que você realmente necessita. Se não está na lista, é uma compra que pode ser feita em outro momento.

Estipule quanto irá gastar

Além de fazer a lista de compras, é recomendado estipular um valor do quanto você pode gastar na sua saída. Faça uma pesquisa de qual é a média de preço dos produtos que você pretende comprar e determine o teto do que você pode adquirir.


A medida que for colocando os produtos no carrinho, use a calculadora do celular para ver se está dentro do limite planejado. Caso veja que ele será ultrapassado, avalie quais itens podem ser comprados em outro momento, mas não comprometa sua renda com as compras do supermercado.

Escolha marcas mais baratas para alguns produtos

Essa dica pode parecer enganosa, mas existem alguns produtos em que não existe a necessidade de optar pelas marcas líderes do mercado — geralmente, as mais caras. Produtos como palha de aço, detergente e desinfetante, por exemplo, não apresentam muitas diferenças entre eles. Nesses casos, compensa levar o mais barato.


Claro, essa escolha deve ser feita de forma crítica e levando em conta suas experiências. Se alguma das marcas mais baratas não satisfez suas necessidades, não tem problema adquirir as mais famosas. Contudo, se você precisa fazer alguma economia, essa pode ser uma saída para diminuir os gastos.

Realize as compras nos dias de promoção

Esta é outra dica que parece muito simples, mas que tem muita gente que não se atenta e pode fazer toda a diferença no valor final de sua compra. Veja quais são os dias de promoção dos supermercados que você costuma ir e faça de tudo para fazer as compras nesses dias.


Outra boa dica é ver que tipo de produto entra em promoção dependendo do dia. Tem supermercados que vendem peixe, por exemplo, mais barato na segunda-feira, enquanto, na quarta-feira, os alimentos de hortifruti saem mais baratos. Tente se programar para sempre aproveitar nos dias em que os custos sejam mais vantajosos.

Não exagere na quantidade das compras

Não basta apenas elaborar uma lista do que você vai comprar se, quando estiver no supermercado, acaba adquirindo mais do que é realmente necessário. Claro que há situações em que algum produto que você deseja está em promoção e parece ser vantajoso levar algumas unidades extras, mas isso só vai pesar na conta final.


Dependendo do que você está comprando, como comida, também não é uma boa ideia fazer estoque e adquirir muita coisa, uma vez que os itens podem perder validade. Sai mais barato levar menos coisas e visitar o supermercado semanalmente, em vez de fazer todas as compras do mês de uma vez só.

Comentários
72686
Outras
Últimas Notícias