Esporte: Fortes emoções marcam a final dos Jogos Estudantis | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Foto: Diego Bachiéga/PMB

Esporte: Fortes emoções marcam a final dos Jogos Estudantis

Além das disputas, a final contou com homenagens a professores e ao motorista que, em uma manobra, evitou um acidente na estrada com as crianças

12 de novembro de 2018 Última atualização: 17:09
Por Mayumi Kitamura
Foto: Diego Bachiéga/PMB

Foto: Diego Bachiéga/PMB

Foto: Diego Bachiéga/PMB

Foto: Diego Bachiéga/PMB

Foto: Diego Bachiéga/PMB

Foto: Diego Bachiéga/PMB

A final do 16º Jogos Estudantis de Bertioga, ocorrida no sábado, 10, proporcionou fortes emoções no Ginásio Municipal de Esportes Alberto Alves. Além das disputas pelas primeiras colocações, o evento contou também com homenagens a pessoas que contribuíram para o andamento e conclusão dos jogos.


Saiba primeiro! 📲 Participe do nosso grupo de WhatsApp: https://bit.ly/2NlExy3


Desde o dia 16 de outubro, os alunos de 27 escolas do município, entre municipais, estaduais e particulares, competiram em 11 modalidades esportivas: atletismo; damas; xadrez; judô; caratê; tênis de mesa; futsal; queimada; câmbio; vôlei e handebol. O encerramento foi marcado pelas finais de futsal.


Pelo sub 8 feminino, o José de Oliveira venceu o Inácio Hora por 1x0. Radiante com a vitória, a capitã do time, Larissa Santos do Nascimento, de 8 anos, comentou: “A gente trabalhou muito para conseguir. Eu estou muito feliz com essa vitória”. A técnica do time, a professora de Educação Física da escola, Michele Santos, acredita que um dos motivos para a equipe conquistar o título seja a inauguração da quadra, ocorrida na metade do ano, já que as crianças têm mais oportunidade de aprender o esporte. Disse ela: "É demais, não pela escola em si só, mas pelas crianças. Elas esperam muito esse dia, e elas vieram contentes, dispostas a jogar. Elas deram tudo de si, e agora a alegria é para sempre. Elas terão esse momento no coração delas até o último dia".


Pelo sub 12 feminino, o troféu de primeiro lugar foi para o Metodista, que fez dois gols, contra um do Belegarde. A alegria pela vitória ficou estampada no rosto das alunas e, a capitã do time, Laura Coelho Ramos, de 12 anos, conta que, nos Jogos Estudantis anteriores, o grupo não foi longe, por isso, ganhar teve um gosto especial. "Foi sensacional porque no ano passado, perdemos de primeira, e esse ano eu posso ver como a gente evoluiu porque a Elaine nos treinou muitas vezes. Eu só tenho a agradecer".


A Elaine Barcelar Gaia, citada por Laura, é a professora de Educação Física, do Metodista, que lembrou toda a trajetória dos alunos durante a realização do evento esportivo. Ela destacou: “Foi suado! Mas a dedicação das meninas e dos meninos da categoria, e de todas as modalidades, fez a diferença. Apesar de eu estar com 30 anos de profissão, é extremamente emocionante”.

As finais também contaram com as vitórias: do Willian Aurelli pelo sub 14 feminino, por 4x0 contra o Maria Celeste; do Belegarde sobre o Willian Aurelli pelo sub 14 masculino, por 5x1; do Belegarde sobre o Caiçara pelo sub 12 masculino, por 2x1; do Genésio sobre o EMEIF Boracéia no sub 12 feminino, por 1x0; do Delphino sobre o Viver, no sub 10 masculino, por 3x0; e do Buzinaro sobre o Hilda, no sub 8 masculino, por 2x0.


Esporte pela educação

Muito além de competição, os Jogos Estudantis buscam colaborar com o aprendizado dos alunos, conforme apontaram os organizadores do evento, da prefeitura de Bertioga. Para o prefeito Caio Matheus, a inclusão, socialização e entusiasmo das crianças e adolescentes foi o principal troféu do município. Ele comemorou: "Foi um sucesso, e está melhor a cada ano. Logo quando assumimos, no ano passado, resgatamos os Jogos Estudantis, que haviam sido esquecidos, estavam há anos parados, e do ano passado para cá foi só crescimento".


Na opinião do secretário de Educação do município, Rubens Mandetta, as competições têm reflexo positivo na escola com a valorização da unidade pelos resultados obtidos e a autoestima dos alunos. Além de tudo isso, ele destaca o processo de aprendizagem por meio do esporte. Ele destaca o trabalho em equipe, o saber perder e o companheiros como alguns aspectos absorvidos pelos alunos por meio das disputas. 


O diretor de Esportes, Danilo Lerne, destacou outros aspectos: “Dá para perceber na cara das crianças, a emoção, a valorização. E hoje estamos preocupados não com o atleta, mas com a formação da criança. Estamos muito felizes com o que está sendo realizado”. 


Homenagens 

Durante a cerimônia foram entregues homenagens à pessoas que colaboraram com a realização dos Jogos Estudantis, entre elas, ao motorista que, com uma manobra, evitou um acidente enquanto transportava alunos da EM José Carlos Buzinaro, que voltava de um jogo.


No dia 7 de novembro, ao retornar do Ginásio Municipal, o motorista de ônibus Milton Batista de Aguiar foi surpreendido por um caminhão que, ao realizar uma ultrapassagem, quase causou uma tragédia. Para evitar uma colisão, o motorista do ônibus escolar saiu bruscamente da pista e parou no acostamento, onde atolou no gramado. O caminhoneiro não parou para prestar socorro e, apesar do susto, ninguém ficou ferido. Por evitar um grave acidente, o motorista recebeu homenagem dos alunos da EM José Carlos Buzinaro. Emocionado, após receber a placa pelos estudantes, o motorista comentou estar "de pernas moles", pois não fazia ideia da homenagem. 


Ele contou da apreensão no dia do acidente: "Na hora, a primeira coisa que fiz foi ver se as crianças estavam bem e, graças a Deus, estavam todas bem. Na verdade, elas nem perceberam, porque não teve impacto, nem balançou, de maneira a assustar as crianças. Quando elas viram, nós já estávamos parados no mato. Graças a Deus ninguém se machucou".


Além do motorista Milton Batista, recebeu homenagem das crianças, como Professor Destaque dos Jogos Estudantis, Adriana Leal, por levar seus alunos a todas as etapas do Circuito Bertioga de Tênis de Mesa, Copa Cidade de Bertioga de Futebol Society e, por fim, aos Jogos Estudantis. Também foram homenageados o secretário de Educação Rubens Mandetta e o prefeito de Bertioga Caio Matheus, pelo empenho e incentivo ao esporte.

 


Últimas Notícias