Garoto cata latinhas para competir e vence no Paulista de Judô | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Garoto cata latinhas para competir e vence no Paulista de Judô
Foto: Arquivo pessoal

Garoto cata latinhas para competir e vence no Paulista de Judô

Atleta Victor Ariel, o Cobrinha, de 11 anos, foi medalha de bronze no campeonato

12 de junho de 2019 Última atualização: 15:35
Por Marina Aguiar

O atleta Victor Ariel de Lima Silva "Cobrinha", de 11 anos, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Paulista de Judô, realizado no sábado, 8, em São Carlos. Batalhador, o pequeno chama a atenção pela história de superação. Cobrinha mora no núcleo Chácaras Mogiano, no bairro de Boraceia, em Bertioga, e treina há três anos no Projeto Boraceia. No tempo livre, junta latinhas para conseguir dinheiro e se inscrever em campeonatos.

Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA5 🕵‍♂Informe-se!

No início do ano Cobrinha competiu com mais de 60 atletas na Copa SP, em sua categoria (sub-13 - Super Ligeiro), e com outros 20 na final do Campeonato Paulista. O professor, Alexandre Lima, admira a história do atleta e é um dos maiores incentivadores. "Ele vive no bairro mais carente da cidade, com condições extremamente difíceis, a mãe trabalha o dia todo para sustentar a família, o pai teve uma morte trágica há alguns anos", escreveu o treinador nas redes sociais.

Cobrinha foi campeão da repescagem junto com Renato Thomaz Silva, de São Paulo, ambos levaram a medalha de bronze. O ouro foi para Lucas Antunes, de Itu, e a prata para Lucas Rafael de Oliveira Macedo, de São Paulo.

Com o resultado, o atleta bertioguense garantiu vaga para o Campeonato Sul Brasileiro, em Curitiba, realizado no segundo semestre, com data a definir.

Projeto Judô Clube Bertioga

O Judô Clube Bertioga é realizado pela prefeitura de Bertioga e atente 200 alunos, por meio de parcerias com o Projeto Boracéia; com a Emeif José Carlos Buzinaro, através do Centro Comunitário de Guaratuba; e do projeto Judô Ativo, oferecido pelo Infap (Instituto de Formação e Ação Política) na Vila do Bem, bairro Chácaras.

“O Centro Comunitário de Guaratuba, entidade filiada a Federação Paulista de Judô e Confederação Brasileira de Judô, permite aos alunos a participação nas disputas oficiais”, conta o professor e coordenador do projeto, Alexandre Lima.

Judô

O judô é considerado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o esporte mais completo e adequado para crianças, por promover a amizade e o respeito mútuo. O judô é derivado do Ju-Jutsu, uma arte que serve tanto para atacar quanto para defender usando nada mais que o seu próprio corpo.

A Unesco acredita que o judô é a melhor modalidade para as crianças e jovens de quatro a vinte e um anos, já que promove uma educação física integral e permite o aprimoramento de todas as possibilidades psicomotoras: localização espacial, perspectiva, ambidestria, lateralidade, jogar, puxar, empurrar, rastejar, pular, rolar, cair, coordenação conjunta e independente de ambas as mãos e pés, dentre outras.

32608
Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral