Carreta com mamógrafo é novidade do Outubro Rosa em Santos | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Foto: Reprodução/ Freepik

Carreta com mamógrafo é novidade do Outubro Rosa em Santos

Esse serviço complementará à rede de assistência do município que, atualmente, realiza em média cerca de 1,2 mil mamografias por mês

02 de outubro de 2018 Última atualização: 09:11
Por Da Redação

A prefeitura de Santos anunciou na manhã desta segunda-feira, 1º, no paço municipal, que a Campanha Outubro Rosa da cidade contará com carretas para mamografias, com capacidade para até mil exames mensais. Esse serviço  complementará à rede de assistência do município que, atualmente,  realiza em média cerca de 1,2 mil mamografias por mês. 

A iniciativa é resultado de parceria inédita entre a prefeitura e o Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz. “Haverá carreta na Zona Noroeste e na região da Orla e não apenas no mês de outubro, mas ainda em novembro, quando também temos bastante procura devido à campanha. Santos está preparada para a detecção precoce do câncer de mama”, destaca o secretário de Saúde Fábio Ferraz.

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa salientou a eficácia de parcerias em favor da sociedade. “O que dá resultado é essa ação integrada do poder público com a sociedade civil. Da parte da Prefeitura não faltará apoio para que possamos cuidar cada vez melhor das nossas mulheres”, afirmou, destacando o protagonismo do Instituto Neo Mama na campanha, pelo 6º ano seguido.

Uma vasta programação está prevista para conscientizar toda a sociedade em torno do câncer de mama, que é o de maior incidência nas mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em Santos, 88 mortes ocorreram em 2017 tendo o câncer de mama como causa. Em 2016, foram 81. Neste ano, até setembro, 62 pessoas morreram vítimas da doença na Cidade.

Policlínicas

Durante o mês de outubro, a Secretaria de Saúde intensificará os pedidos de mamografia nas 31 policlínicas: não será necessário passar pela consulta médica: a paciente com idade entre 50 e 69 anos terá a solicitação feita pela equipe de enfermagem, que também será responsável pelo agendamento do exame. Além da mamografia, também será ampliada a quantidade de coletas de Papanicolau, exame que auxilia na identificação do câncer de colo de útero (o 3º mais incidente nelas, segundo o Inca).

A faixa etária em que o oferecimento da mamografia será intensificado é a de maior incidência da doença, além de ser definida como prioritária pelo Ministério da Saúde para programas organizados de rastreamento populacional para o exame de mamografia.  As mulheres com mais de 40 anos que tenham interesse em solicitar a mamografia, sem a necessidade de consulta médica, passarão por triagem, sendo priorizadas as que nunca fizeram o exame, que estejam com suspeita da doença e as que têm histórico familiar. “Quando avaliamos que tipo de câncer mais mata mulheres em Santos, identificamos que ainda é o de mama, apesar de toda a informação que tem sido transmitida ao longo dos anos, em especial durante o mês de Outubro. Das 453 mortes de mulheres em 2017 vítimas de câncer, 88 foram de mama, o que representa 20,8%”, destaca Soraya Nieto, coordenadora da Campanha Outubro Rosa.

No dia 20 (sábado), das 9h às 16h, onze policlínicas estarão abertas para realizar a solicitação da mamografia e coleta do exame preventivo (Papanicolau).

Tratamento dos efeitos 

A presidente do Instituto Neo Mama, Gilze Costa Francisco, informou que, no dia 31 de outubro, será inaugurada a unidade de Onco Laserterapia do Instituto Neo Mama, que funcionará em uma sala cedida via comodato pela Clínica Multimagem e foi possível com a ajuda do Rotary Santos Praia. Esse tipo de tecnologia inédita em Santos é voltado aos efeitos colaterais do tratamento de câncer. “Atenderemos todos os tipos de câncer, de adultos e crianças. Vamos contornar e até evitar o surgimento de efeitos colaterais por meio da laserterapia. Vamos precisar de novas parcerias para podermos atender o maior número de moradores de Santos e da Baixada Santista”, destacou Gilze.

Caminhada e remada 

A 9ª Caminhada e a 4ª Remada do Outubro Rosa serão realizadas no dia 21 de outubro, com concentração a partir das 9h em frente ao Aquário (Ponta da Praia). No ano passado, mais de 2,5 mil pessoas participaram do evento. A equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC) da Secretaria de Saúde estará no local com ações de prevenção às arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela).

Ao longo do mês, as servidoras que atuam nas unidades de pronto atendimento e hospitais da rede pública de saúde terão atividades voltadas à campanha, como roda de conversa com ginecologistas, para que se mobilizem em torno da causa da campanha e do autocuidado.

As pacientes atendidas pela Seção Centro de Referência em Aids poderão fazer a coleta de Papanicolau e agendamento de mamografia às quintas-feiras, das 9h30 às 14h, sem agendamento.

 

Programação (sujeita a alterações)

Dia 2 – 9 horas

Dança Circular aberta ao público - Instituto Neo Mama, na av. Joaquim Montenegro, 345

 

Dia 3  – 15 horas

Chá do Movimento de Arregimentação Feminina - Clube dos Ingleses, na rua Santa Catarina, 127

 

Dia 6 – 10 horas

Ação Outubro Rosa de beleza e corte de cabelo  - Shopping Pátio Iporanga, na av. Ana Costa, 465

 

Dia 8  – 11h às 14h / 18h às 21h

Corte de cabelo solidário  - Unimes, na av. Conselheiro Nébias, 536

 

Dia 9  – 11h às 14h/18 às 21h

Corte de cabelo solidário Unimes, na av. Conselheiro Nébias, 536

 

Dia 10 – 9h às 16h

Coleta de preventivo e exames da mama, roda de conversa, apresentação do Movimente-se e manicure (Levar Cartão SUS, RG e comprovante de residência) - Policlínica do São Bento, na aua das Pedras s/n°


Dia 10 - 14h30

Audiência Pública - Câmara de Santos, na praça Tenente Mauro de Batista Miranda, 1

 

Dia 14 – 17 horas

Lambarua - Clube de Regatas Vasco da Gama, na av. Saldanha da Gama,33/35

 

Dia 17 – 10 horas

Dança Circular - Instituto da Mulher e Gestante, na av. Conselheiro Nébias, 453


Dia 17 - 17 horas

Abertura do espaço Outubro Rosa e da exposição de fotos de 24 mulheres do Instituto Neo Mama - Praiamar Shopping , na rua Alexandre Martins, 80


Dia 17 - 19 horas

Dança Circular do Projeto Cirandança, para servidores e demais interessados - Casa do Servidor da Capep-Saúde, na rua Ceará, 11 - Pompeia).

 

Dia 18 – 9 horas

Oficina de beleza - Instituto da Mulher e Gestante, na av. Conselheiro Nébias, 453

 

Dias 18 e 19  – 14 horas

Inscrições para a 9ª Caminhada do Outubro Rosa (após assistir a filme, interessado recebe voucher para trocar por camiseta) - Lounge Praiamar Shopping (Rua Alexandre Martins, 80)

 

Dia 20 – 9h às 16h

Onze policlínicas abrem especialmente para a campanha. Será realizada a solicitação da mamografia para as mulheres do público-alvo e a coleta do exame preventivo (Papanicolau). Estarão abertas: Embaré (Orla); Morro São Bento, Valongo e Morro do José Menino (região Morros); Vila Nova e Vila Mathias (Centro); Bom Retiro, Piratininga, Rádio Clube, Castelo e São Jorge/Caneleira (Zona Noroeste).

 

Dia 20 – 14h às 21h 

Entrega de camisetas da 9ª Caminhada do Outubro Rosa - Lounge Praiamar Shopping, na rua Alexandre Martins, 80

 

Dia 21 – a partir das 9 horas

9ª Caminhada e 4ª Remada do Outubro Rosa - Concentração em frente ao Aquário

 

Dia 22 – 14 horas

Tarde do Glamour Rosa - Clube Sírio Libanês, na av. Ana Costa, 473

 

Dia 24 – 14 horas

Grupo Fisioterapia: Prevenção de Linfedema/ Pós-cirúrgico de mama - Instituto da Mulher e Gestante, na av. Conselheiro Nébias, 453


Dia 24 – 9 às 14 horas

Evento para mulheres do Instituto Neo Mama visando resgate de autoestima e autoimagem - Unimes, na av. Conselheiro Nébias, 536

 

Dia 25 - 9h às 16h

Ações de saúde e palestras em conjunto com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) - Policlínica do Castelo, na rua Francisco de Barros Melo, 184

 

Dias 25 e 26 – 14 horas

Um Doce de Família (2ª edição) - São Judas / Campus Unimonte, na rua Comendador Martins, 52

 

Dia 26 – 15 horas 

Orientação sobre prevenção ao câncer de mama, dicas de nutrição e de saúde bucal e técnicas de automaquiagem (para servidoras e demais interessadas) - Parceria da Clínica Citac com a Casa do Servidor, na av. Ana Costa, 146, sala 1.609

 

Dia 31 – 10 horas

Inauguração da unidade de Onco Laserterapia do Instituto Neo Mama - Clínica Multimagem, na rua Júlio Conceição, 296, 5º andar, sala 513

 

Dia 31 – 20 horas

Premiação do concurso Um Doce de Família - Local em definição

Últimas Notícias