Projeto Floresta Urbana promove plantio de mudas em Bertioga | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Foto: Divulgação/PMB

Projeto Floresta Urbana promove plantio de mudas em Bertioga

O projeto Floresta Urbana, da prefeitura de Bertioga, realizou o plantio de 150 de mudas de espécies nativa ao longo da avenida Anchieta

03 de outubro de 2018 Última atualização: 09:58
Por Da Redação

Para aumentar a área verde de Bertioga, a Secretaria de Meio Ambiente, por meio do projeto “Floresta Urbana”, plantou mais de 150 mudas de espécies nativas ao longo da avenida Anchieta. Os bairros contemplados foram o Jardim Canções, Ana Paula e Jardim Rafael.

No trecho de 350 metros que compreende o Jardim Canções e Ana Paula, foram plantas 75 mudas de Ipês Amarelo, Branco e Roxo. Já o trecho de 500 metros no Jardim Rafael ganhou 85 mudas de Quaresmeira, Manacá da Serra, Guanandi, Saboneteira e Aroeira Pimenteira.

Está previsto o plantio de mais de 300 árvores em área de aproximadamente 1100 metros da avenida Anchieta.

Em 2017, o projeto começou com o enriquecimento no trecho da avenida Anchieta, no Maitinga e o plantio na avenida Manoel da Nóbrega e nas ruas Antônio Saldanha e Bartolomeu Fernandes Gonçalves. Essas áreas receberam mais de 40 mudas de Quaresmeira, Resedá, Pau Ferro e Ipês amarelo, rosa e roxo.

A ação faz parte das atividades mantidas há anos pela prefeitura pelo selo Município Verde Azul, que premia anualmente as cidades paulistas que desenvolvem atividades e projetos para melhorar a qualidade de vida da população, aliados à preservação do meio ambiente.

Moradores

A prefeitura realiza serviço de doação de mudas, para que a população possa plantar árvores e melhorar a qualidade de vida da comunidade. Basta solicitar uma muda do Viveiro de Plantas Educador Ambiental Leopardo Francisco da Silva- Seo Leo”, pelo programa “Adote uma Árvore.” O viveiro disponibiliza uma média de 30 mudas por semana. Desde sua criação, em 2012, o local já liberou mais de 10 mil mudas provenientes de compensações e licenciamentos ambientais e que estão aptas a serem replantadas.

A proposta do programa do Núcleo de Educação Ambiental é dar mais cor às ruas e quintais do município. Para isso, são disponibilizadas para a população, mudas de árvores floríferas e de folhagem: pata de vaca, reseda, quaresmeira, aroeira-pimenteira, pau-cigarra, ipê-rosa, ipê-branco e pau-d’alho.

Ao aderir o programa, o contribuinte deve se comprometer a cumprir as condições para plantio da muda, que é escolhida pelos técnicos do Viveiro de Plantas. O local deve oferecer condições ideais, como ter guia e sarjeta e não estar próximo a bocas de lobo.

O “Programa Adote uma Árvore” faz parte do Plano Municipal de Arborização, que identificou as espécies existentes nas ruas e praças da cidade e determinou a possibilidade do plantio da arborização. Os interessados em adotar uma árvore devem apresentar documento com foto e comprovante de residência para fazer o cadastro na Secretaria. O Viveiro de Plantas está localizado rua Manoel Gajo, ao lado da Delegacia de Polícia. O telefone é 3317-4599.

Últimas Notícias