Programação do Outubro Rosa em Ilhabela inicia neste sábado | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Foto: Reprodução

Programação do Outubro Rosa em Ilhabela inicia neste sábado

A programação do Outubro Rosa em Ilhabela inicia neste sábado e contará, entre outros, com a 2ª Caminhada Ilhabela contra o Câncer de Mama

05 de outubro de 2018 Última atualização: 12:09
Por Da Redação

A programação da campanha Outubro Rosa em Ilhabela iniciará neste sábado, 6, por meio da Secretaria de Saúde. Entre as atividades do mês, está a 2ª Caminhada Ilhabela contra o Câncer de Mama, programada para o dia 20.

As ações serão desenvolvidas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), do município, e começarão pela unidade do Perequê, na região central, a partir das 8 horas. Até às 18 horas, o público feminino poderá passar por consultas com a equipe de enfermagem; fazer testagens rápidas com a equipe técnica; participar das rodas de conversa sobre climatério, menopausa, identificação de ações suicidas e prevenção de suicídio, detecção precoce de câncer de mama e autoexame das mamas entre outros. Além disso, as mulheres serão atendidas pela equipe do Polo de Beleza, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade. Essas mesmas atividades serão repetidas no dia 11 de outubro, das 14h às 19 horas.

No dia 15, a programação acontecerá nas unidades básicas do Itaquanduba, onde a população feminina poderá participar, das 8h às 11h30, de rodas de conversa sobre planejamento familiar; todos juntos contra o câncer de mama e autoexame das mamas e empoderamento feminino. Haverá ainda consulta da mulher com a equipe médica e de enfermagem e testagens rápidas. Já das 14h às 20 horas serão promovidas atividades de alongamento e orientações sobre práticas físicas com profissionais de Educação Física; consultas da mulher com equipe médica e de enfermagem, além do Polo de Beleza, pelo Fundo Social de Solidariedade.

Na Barra Velha, das 8h às 12 horas do dia 17 de outubro, a UBS proporcionará ao público feminino consultas da mulher com equipe médica e de enfermagem; rodas de conversas com nutricionista, psicóloga, educador físico e fisioterapeuta. No mesmo dia, no bairro da Armação, as mulheres poderão passar por consulta com a equipe médica e de enfermagem bem como participar da roda de conversa das 8h às 14 horas, quando terá início as atividades do Polo de Beleza, do Fundo Social.

No dia 18, na Costa Sul, as ações terão início com rodas de conversas sobre nutrição e alimentação saudável às 9 horas; câncer de mama às 13 horas e empoderamento das mulheres às 15 horas. Estão previstas, ainda, atividades físicas, consultas com a equipe de enfermagem e testagens rápidas, a partir das 11 horas.

A UBS do Alto da Barra Velha também proporcionará à comunidade uma programação especial no dia 19, com rodas de conversas sobre o câncer de mama, às 9 horas; empoderamento e autoestima, às 10 horas e alimentação saudável, às 14 horas. Haverá ainda atividades físicas a partir das 11 horas, com educador físico; consulta da mulher com equipe médica e de enfermagem e atividades dos Agentes Comunitários de Saúde nos intervalos.

A Vila terá sua programação no dia 21 de outubro, das 17h às 21 horas, com equipe médica e de enfermagem; testagens rápidas e rodas de conversas sobre detecção precoce de câncer de mama e autoestima, além de orientação nutricional.

A programação nas UBS’s termina no dia 26, na Água Branca, com ações das 14h às 17 horas. Entre as atividades, estão rodas de conversas e aulas de auto-maquiagem e make pelo Fundo Social de Solidariedade.

Caminhada

A 2ª Caminhada Ilhabela contra o Câncer de Mama está programada para ser realizada em mais de cinco horas no dia 20. A concentração será a partir das 8 horas, na praça Allan Kardec, na Barra Velha, com destino à praia do Perequê. 

Anteriormente, será promovida uma sessão de alongamento para um público estimado em 200 pessoas. Além da caminhada, haverá ainda outras atividades, como funcional, passeio de caiaque e canoa havaiana, dança com a Melhor Idade, massagem com equipe de enfermagem, aplicação de ventosas com equipe de fisioterapeuta e coleta de cabelo para doação à entidade especializada em confecção de perucas e corte de cabelo por colaboradores do Fundo Social.

Na ocasião, o público poderá conferir os estandes educativos que abordarão os temas: infecções sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, câncer de mama e o uso racional, armazenamento e descarte de medicamentos.

Últimas Notícias