Inaugurada UBS do Sumaré, em Caraguatatuba | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Foto: Cláudio Gomes/PMC

Inaugurada UBS do Sumaré, em Caraguatatuba

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Sumaré foi inaugurada em Caraguatatuba na sexta-feira, 5, com expectativa de atender até 12 mil pacientes

06 de outubro de 2018 Última atualização: 11:08
Por Da Redação

A população de Caraguatatuba conta com a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Sumaré. O equipamento, denominado Nadir Cordeiro Rossi, foi entregue na sexta-feira, 5. 

Segundo a prefeitura, a nova unidade, agora em sede própria, passará a atender moradores da atual UBS Centro, que até então, era localizada em local alugado no Jardim Primavera.

O prefeito Aguilar Junior ressaltou a importância da mão de obra composta por servidores públicos da Secretaria de Saúde, para trazer vida e humanização ao local. “Eu gosto sempre de comparar prédios novos com uma geladeira nova. Vista na loja é bonita, porém dentro é vazia. Então, reconheço aqui e agradeço a todos os funcionários envolvidos nesta obra. Parabéns aos servidores da Saúde que, de fato, fazem a Saúde acontecer em Caraguatatuba”, ressaltou.

O secretário de Saúde, Amauri Toledo, agradeceu também a todos os envolvidos, em especial, a engenheira responsável, Maria Cristina Gomes Jotten. “Quero destacar que, aqui nesta unidade, serão atendidas 8.500 pessoas. Mas estamos preparados para cobrir até 12 mil usuários. O que nosso prefeito quer é trazer humanidade e nosso coração é voltado a atender a nossa população e aos nossos funcionários”, destacou.

A partir de segunda-feira, 8, o atendimento dos bairros Sumaré, Martim de Sá, Prainha, Cidade Jardim, Cantagalo, Jardim Terralão e parte da região central passa a ser feito integralmente na UBS Sumaré.

Toda a obra da nova unidade teve custo de mais de R$ 4,5 milhões, em parceria entre governo do estado e prefeitura. O terreno da construção, doado pela prefeitura, tem 4 mil m² e fica na avenida Siqueira Campos, nº 503.

A UBS do Sumaré prestará os serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar, curativos, inalações, consultas médicas e de enfermagem, vacinação, farmácia e consulta odontológica para mais de 10 mil pessoas.

A unidade receberá duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), compostas por dois médicos, duas enfermeiras, quatro auxiliares de enfermagem, dois auxiliares administrativos, uma gerente de enfermagem, uma gerente administrativa, 12 agentes comunitários de saúde, um dentista, um auxiliar de saúde bucal e uma equipe de limpeza.

Farmácia

A UBS Sumaré agora conta com espaço suficiente para receber as dependências da farmácia da unidade, que, até então, estava disponibilizada no CEM/CEO por falta de espaço na UBS Centro.

Por isso, a partir de segunda-feira, 8, o atendimento da UBS Centro e da farmácia do CEM/CEO passam a estar a serviço da população dentro da UBS Sumaré.

A Secretaria de Saúde informa que, com a mudança, a Farmácia do CEM/CEO será voltada apenas à entrega de medicamentos a especialidades e remédios de alto custo. Visto que todas as Unidades Básicas de Saúde contam com sua própria farmácia para retirada de medicamentos de rotina.

Últimas Notícias