Pedal Anchieta levará ciclistas de São Paulo a Santos pela via Anchieta | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Foto: Arquivo pessoal

Pedal Anchieta levará ciclistas de São Paulo a Santos pela via Anchieta

Passeio será dia 2 de dezembro. A via Anchieta operará das 0h00 até 13h00 em regime alterado

27 de novembro de 2018 Última atualização: 09:56
Por Da Redação

Dia 2 de dezembro, mais de 20.000 ciclistas deverão realizar o primeiro Pedal Anchieta, descendo de bicicleta do planalto de São Paulo até o litoral de Santos. O percurso, de 55 quilômetros, será feito inteiramente pela via Anchieta, que terá operação especial nesta data.

 

A inscrição no evento é obrigatória e gratuita, e ajuda na organização e no planejamento do passeio. É importante que o interessado em participar do passeio leve em consideração tanto a sua condição física (o percurso tem uma duração estimada de 3 horas, sob o sol e sem muita sombra), quanto à manutenção de sua bicicleta (revisão, freios em ordem, capacete e eventual material para conserto). Dicas podem ser encontradas em: https://pedalanchieta2018.org/faq

 

O trajeto passa por 4 cidades e uma grande área preservada, o Parque Estadual Serra do Mar, que conta com vistas lindas de mata preservada e também de todo o litoral sul. A sintonia com a natureza é um dos principais eixos do evento e os participantes, conscientes da importância de se manter as áreas preservadas, comprometidos em não deixarem lixo e nenhuma alteração no percurso.

 

A organização do evento é composta por ciclistas que participam do Ciclo Comitê Paulista e contará com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e das prefeituras de São Paulo, São Bernardo do Campo, Cubatão e Santos.

 

Largada - Atenção aos horários

A largada será no km 10 da via Anchieta, em blocos, com o primeiro grupo saindo às 6h00 e o último bloco saindo às 8h30. Após esse horário nenhum atleta será autorizado a iniciar o passeio por esse local.

 

São Paulo

Os participantes de São Paulo têm diversas opções para chegar ao ponto de largada. O Metrô contará com operação especial durante todo o dia. A estação mais próxima ao local de partida é o Metrô Sacomã (Linha Verde).

 

Para os ciclistas que chegam a SP do interior, de ônibus fretado, fiquem atentos às áreas de desembarque, disponíveis em: https://pedalanchieta2018.org/fretamentos/

 

São Bernardo dos Campos

Os ciclistas de São Bernardo do Campo têm a opção de iniciar o passeio pelo km 22 da via Anchieta, seguindo o mapa disponível em: https://pedalanchieta2018.org/acesso-no-km-22-sao-bernardo-do-campo/

 

A largada desse local será permitida das 7h30 até as 9h30. Será organizado um ponto de encontro na cidade, que seguirá em comboio até o km 22.

 

Percurso - devagar na descida

Uma pedalada segura e ordenada garante a diversão de todos os que participam. Dado o grande volume de ciclistas, é importante que o atleta esteja atento durante o percurso, seguindo não só as normas e sinalização de trânsito, mas também as orientações dos Membros de Apoio (ciclistas identificados com uniforme) e também dos funcionários da Ecovias e policiais presentes ao longo do trajeto.

 

Confira o percurso completo detalhado em: https://pedalanchieta2018.org/trajeto/

 

Chegada - Valongo e retorno

A área de chegada e dispersão dos atletas será no km 65, em Santos, região conhecida como Valongo.

Atenção: não será permitido o retorno de bicicleta por nenhuma das vias de acesso ao planalto, que estarão em Operação Subida.

 


Últimas Notícias