Papai Noel e iluminação alegram o Natal vicentino | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Foto: Divulgação/PMSV

Papai Noel e iluminação alegram o Natal vicentino

Cidade arrecadou 85 mil garrafas PET para confecção de enfeites

06 de dezembro de 2018 Última atualização: 17:09
Por Da Redação
Foto: Divulgação/PMSV

Foto: Divulgação/PMSV

Foto: Divulgação/PMSV

Foto: Divulgação/PMSV


A Praça Vinte e Dois de Janeiro, em São Vicente,  vai ficar mais iluminada na noite desta quinta-feira , 6. A partir das 19 horas, a garotada vai curtir a presença do Papai Noel e visitar a casa do Bom Velhinho, feita com madeira de reaproveitamento, metais e garrafas PET, por meio do Projeto Natal Espetacular. 


A festa continua a partir das 20 horas, quando as luzes serão acionadas em pontos da cidade, iluminando as decorações natalinas também confeccionadas com materiais recicláveis.


Entre os dois acontecimentos, haverá uma atração festiva, com músicas natalinas.  A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município, Andrea Gouvêa destacou: "Muito mais do que proporcionar uma bela decoração natalina na cidade, este é um projeto de conscientização ambiental e de transformação social. E qualquer avanço neste sentido vai mostrar, antes de tudo, o verdadeiro espírito do Natal”. 


A partir do evento, realizado pela prefeitura em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), até a semana da véspera de Natal, o Papai Noel ficará na Praça recebendo os visitantes às sextas-feiras, sábados e domingos, das 18 às 22 horas. 


Processo - O Natal Espetacular foi desenvolvido em várias cidades do Estado ao longo de três meses. O objetivo era arrecadar material PET para fazer enfeites natalinos para decorar esses municípios. 


São Vicente tinha como meta arrecadar 40 mil garrafas e acabou obtendo mais de 85 mil. Foram colocados pontos de coletas em escolas, locais públicos e estabelecimentos comerciais.

As garrafas chegavam até as oficinas, que aconteciam no decorrer da semana. Na reta final, os voluntários se reuniram também nos finais de semana. O processo consistiu em arrecadar, limpar, lavar, cortar e confeccionar os enfeites.


Antes das oficinas, alguns monitores fizeram o curso de capacitação de enfeites e passaram seus conhecimentos para os monitores,os voluntários e algumas pessoas em situação de vulnerabilidade social, que puderam ganhar uma renda extra, participando da confecção dos objetos. 


Os jovens do programa JEPOE (Jovens em Exercício do Programa de Orientação Estadual) e os participantes do Projeto Creres também ajudaram ativamente. O objetivo maior foi proporcionar uma decoração digna para toda a cidade.


Alguns espaços públicos também vão receber a decoração, como a frente da prefeitura (rua Frei Gaspar,384- Centro) e a Lagoa do Quarentenário (avenida São Paulo, Jardim Irmã Dolores). Após o período natalino, as garrafas serão doadas para cooperativas que trabalham com reciclagem de plástico.           


O Natal Espetacular é um projeto do Governo do Estado de São Paulo e formou parceria com a Prefeitura de São Vicente e o Fundo Social de Solidariedade (FSS). 

Últimas Notícias