IMA promove mutirão de limpeza na praia de Santos | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
A ação é realizada mensalmente nas praias de Santos
A ação é realizada mensalmente nas praias de Santos Foto: Divulgação

IMA promove mutirão de limpeza na praia de Santos

O evento reunirá voluntários e parceiros que executarão o recolhimento do lixo descartado incorretamente

11 de dezembro de 2018 Última atualização: 16:54
Por Da Redação

A proposta da ação de limpeza é conscientizar e sensibilizar a população santista sobre a poluição nas praias, o Instituto Mar Azul (IMA) realiza o 19º mutirão de limpeza de praia em área delimitada, em Santos, neste sábado, 15, a partir das 9 horas. O evento reunirá voluntários e parceiros que executarão o recolhimento do lixo descartado incorretamente. 


A concentração será em frente ao Aquário Municipal de Santos, na Ponta da Praia, com saída às 9h30 para coleta de resíduos no calçadão e faixa de areia entre os canais 6 e 7. A entidade ambientalista desenvolveu ações mensais de limpeza durante 19 meses, que integram a primeira fase do Projeto Microlixo iniciado em abril de 2017, na cidade.


O projeto foi idealizado com o objetivo de diagnosticar os resíduos descartados de forma irregular no calçadão e faixa de areia. Esse mutirão de limpeza de praia é a última atividade da fase inicial. Após o término dos mutirões de coleta de lixo, a segunda fase do projeto pretende analisar, discutir propostas e sugestões para possíveis soluções e melhorias dos problemas encontrados durante a primeira fase, junto com os colaboradores, apoiadores e voluntários do IMA.


Assim, o projeto tem como objetivo apresentar propostas efetivas de melhorias na qualidade ambiental da praia e unir forças junto aos integrantes de órgãos não governamentais, sociedade civil e parceiros para retirar resíduos descartados de forma irregular na praia.

 

A identificação e classificação dos resíduos geram subsídios para atuar diretamente na causa do problema. A expectativa é de que além dos parceiros, a ação de cidadania e educação ambiental envolva também a população, comerciantes e praticantes de esportes aquáticos. A preocupação com a qualidade ambiental das praias é fundamental para o desenvolvimento sustentável e preservação dos ambientes costeiros, orla marítima e ecossistemas adjacentes.

 

Histórico do Instituto Mar Azul

O Instituto Mar Azul (IMA) é um órgão não governamental que representa a sociedade civil em defesa da criação de políticas públicas relacionadas à balneabilidade das praias e preservação da vida marinha. Criado em 26 de agosto de 2012, a partir do Manifesto Onda Azul, surgiu da preocupação com a qualidade das praias de Santos.

25294
Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral