Ubatuba alerta sobre aparecimento de escorpiões | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Foto: Divulgação

Ubatuba alerta sobre aparecimento de escorpiões

Em decorrência do verão, o animal tem se multiplicado em vários bairros da cidade

17 de janeiro de 2019 Última atualização: 16:54
Por Da Redação

Entre os meses de dezembro e março há maior registro de casos de acidente com escorpiões em regiões urbanas, devido às condições climáticas favoráveis para sua reprodução

Em Ubatuba, a Vigilância em Saúde informou que esse aracnídeo tem se multiplicado em vários bairros como  Estufa I, Estufa II, Itaguá, Casanga, Lagoinha, Ipiranguinha e Silop. 

Nos anos de 2017 e 2018, quatro casos de picadas, em cada ano, foram notificados para o órgão. Nestes primeiros dias de 2019, já há um registro. Com o intuito de redobrar a atenção dos munícipes, a Vigilância alerta sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar qualquer incidente 

Os alvos mais fáceis e vulneráveis ao veneno são crianças abaixo de 10 anos e idosos, além de trabalhadores da construção civil, de madeireiras, transportadoras e distribuidoras de hortifrutigranjeiros, por manusearem objetos e alimentos onde os animais podem estar alojados. Nestes casos, é importante utilizar luvas grossas para trabalhar.

Como os escorpiões se alimentam de baratas, eles invadem casas atrás dos insetos e buscam onde se alojar, por isso deve-se manter o local sempre limpo. É preciso examinar roupas, calçados, toalhas e roupas de cama antes de usá-los, além de manter lençóis, cobertores e cortinas sem contato direto com o chão. Cama, sofás e berços devem ficar afastados da parede.

Para evitar a presença e proliferação de escorpiões deve-se manter a tampa dos ralos internos na posição fechada e abrir apenas para limpeza e enquanto estiver em uso; colocar telas milimétricas nos ralos na área externa; vedar frestas nos muros, paredes e pisos; vedar a soleira das portas com rodinho ou rolinhos de areia; não acumular entulho ou materiais de construção; verificar se os espelhos de luz e pontos de fiação elétrica não apresentam frestas e vãos; manter o ambiente limpo e organizado, acondicionando o lixo em recipientes fechados; manter a limpeza de jardins, sem acúmulo de folhas; e providenciar a limpeza e corte do mato em terrenos.

Em caso de acidentes com escorpiões, a Vigilância recomenda procurar imediatamente a Santa Casa de Ubatuba. É importante que o paciente não fazer torniquete ou garrote, não furar, não cortar, não queimar, não espremer o local da picada e nem fazer sucção no local da ferida, ou mesmo aplicar qualquer tipo de substância sobre o local da picada, nem colocar gelo ou água fria, pois acentuam a dor.

 

26276
Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral