Equipe conscientiza sobre a dengue em Guarujá | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Equipe conscientiza sobre a dengue em Guarujá
Foto: Divulgação

Equipe conscientiza sobre a dengue em Guarujá

Tenda inflável, da equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC), percorre diversos pontos da cidade

30 de janeiro de 2019 Última atualização: 13:36
Por Da Redação

Eles atuam o ano inteiro, em diversos cantos de Guarujá, para conscientização da população no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e, em casos raros, febre amarela. Trata-se da equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC), da Secretaria Municipal de Saúde. Formada por agentes de controle de endemias, o IEC é responsável pelas ações educativas, da Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias.

Eles promovem panfletagem, palestras, capacitações, teatro de fantoches e contam ainda com uma tenda inflável itinerante levando informação à população, seja munícipe ou turista. Percorrem escolas, supermercados, praças, participam de eventos e também atuam em conjunto com igrejas e lideranças comunitárias.

Na última semana, a equipe conversou com 1.050 pedestres em três dias. São pessoas que aprenderam dicas e cuidados, tiraram dúvidas, além de esclarecimentos sobre as doenças. Todos aprenderam o que é certo ou errado no combate ao mosquito, por meio de uma maquete. O balanço compreende ações realizadas na Praça dos Expedicionários e no final da Praia de Pitangueiras com a Praia das Astúrias. 

Durante a temporada de verão, o IEC reforça as atividades nas praias da cidade, e demais pontos com maior fluxo de pessoas, sem contar as ações concentradas nas regiões que apresentam maior índice de infestação do Aedes. Desta quinta-feira, 31, até sábado, 2, a tenda do IEC estará na Praia do Guaiúba, ao lado do Corpo de Bombeiros. 

A coordenadora de Controle e Combate à Dengue da Prefeitura, Ana Lúcia Gama da Cruz, fala sobre o papel do IEC. “São várias equipes fazendo frente no combate ao mosquito e criadouros. Sabemos que a conscientização é o melhor caminho, pois ele resulta na prevenção, que em conjunto com as ações da prefeitura tem propiciado a redução das doenças transmitidas pelo mosquito”.

26626
Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral