Campanha orienta pedestre a não andar pelas ciclovias | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Campanha orienta pedestre a não andar pelas ciclovias
Foto: Rogério Bomfim

Campanha orienta pedestre a não andar pelas ciclovias

Objetivo é alertar para os riscos de acidentes nas vias projetadas especificamente para o tráfego de bicicletas

21 de maio de 2019 Última atualização: 10:01
Por Da Redação

Há uma questão básica em matéria de segurança viária: lugar de pedestre é na calçada. Mas, em todas as cidades, vê-se pessoas a transitar nas ciclovias, o que pode provocar acidentes. Em Santos, a Companhia de Engenharia de Tráfego criou uma campanha educativa para este esclarecimento. 


O objetivo é garantir que o trânsito de bicicletas, nos espaços projetados especificamente para o tráfego desses veículos, não seja afetado pela presença de pessoas, que, muitas vezes, caminham por essas pistas ou mesmo sentam nos beirais (no caso das ciclovias ao longo dos canais).



A operadora de tráfego Danuza Isidoro de Paula, da equipe do programa de Educação para o Trânsito da companhia, explica: “É um trabalho delicado. É preciso fazer com que aquela pessoa entenda que estar ali representa perigo para ela e para o ciclista, pois pode provocar um acidente”.


Conforme relata, a aproximação de um agente de trânsito causa surpresa. Explicado o motivo da abordagem, o entendimento é imediato e a pessoa se dispõe a encontrar um local adequado para se colocar ou para fazer a travessia da via com segurança, devidamente instruída.


Diariamente, um trecho de uma ciclovia é percorrido. A ação já foi desenvolvida em toda extensão das ciclovias do canal 1, avenida Ana Costa, praia e dos canais 4 e 5. As próximas serão as do canal 6 e da avenida Francisco Glicério.



Por outro lado, sempre que observa um ciclista transitando pela via, entre os carros, em uma área onde há ciclovia ou ciclofaixa, a operadora também orienta o usuário da bike a utilizar o espaço correto.

 

 

31753
Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral