Experiência de prevenção às drogas faz de Santos sede para treinamento de líderes | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Experiência de prevenção às drogas faz de Santos sede para treinamento de líderes
Foto: Divulgação/Rogerio Bomfim

Experiência de prevenção às drogas faz de Santos sede para treinamento de líderes

A meta do trabalho é formar novos agentes multiplicadores nas comunidades para implementarem coalizões a partir do treinamento inicial que acontecerá até o dia 9

02 de agosto de 2019 Última atualização: 15:12
Por Da Redação

Foto: Divulgação/Rogerio Bomfim

Foto: Divulgação/Rogerio Bomfim

Foto: Divulgação/Susan-Hortas

O 2º Treinamento de Líderes Comunitários (Training of Leaders - TOL) para trabalhar a prevenção de drogas será realizado em Santos, a partir desta segunda-feira, 5, 9h, no Parque Balneário Hotel (Gonzaga). A ação, promovida Associação Pró Coalizões Comunitárias Antidrogas do Brasil, tem parceira com a ONG Community Anti-Drug Coalitions of America e será destinada para participantes das cidades de Peruíbe, São Vicente, Cubatão, Guaratinguetá, Porto Feliz e Resende (RJ).


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA2 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


A meta do trabalho é formar novos agentes multiplicadores nas comunidades para implementarem coalizões a partir do treinamento inicial que acontecerá até o dia 9. De acordo com o psicólogo especialista em políticas sobre drogas e coordenador de relações institucionais da Coalizão Santos, também representante da Secretaria de Governo, Eustázio Pereira Filho, Santos sediará o evento por ser uma das pioneiras na implementação do programa, em 2014, com 75 capacitados, e outro recrutamento em 2017, com formação de mais 75 agentes multiplicadores.


Foto: Divulgação/Susan-Hortas
 


O trabalho da Coalizão Santos envolveu uma pesquisa em toda cidade sobre o poder de compra de bebida alcoólica por adolescentes, em parceria com Unifesp. “Pelo levantamento, 55,5% dos comerciantes venderam as bebidas, o que resultou em um trabalho de conscientização em sindicatos ligados ao comércio, palestras com famílias e autoridades visando a diminuição da venda”, explica o especialista Pereira Filho.



Outro destaque da Coalizão Santos começou neste ano visando o atendimento bairro a bairro, iniciado no Bom Retiro. O objetivo é alcançar as famílias de crianças que ainda não tiveram contato com as drogas (lícitas e ilícitas), mas consideradas em situação de vulnerabilidade, por terem acesso fácil à bebida alcoólica em casa.



“Realizamos rodas de conversa com esses familiares uma vez por mês para discutirmos estratégias, levantamos indicadores e treinamos voluntários para também atenderem outras famílias no bairro”, explica o especialista.



Os integrantes da Coalizão Santos darão apoio logístico ao evento e o psicólogo especialista Pereira Filho será o palestrante de quinta-feira, 8, quando abordará a experiência da pesquisa de poder de compra de bebida alcoólica por adolescente.

34588
Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral