São Sebastião promove ação no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
São Sebastião promove ação no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
Foto: Divulgação/PMSS

São Sebastião promove ação no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Instituto Terra & Mar, responsável por coordenar a iniciativa, espera realizar a campanha em 25 praias do município

17 de setembro de 2019 Última atualização: 12:45
Por Da Redação

Foto: Divulgação/PMSS

Foto: Divulgação/PMSS

Foto: Divulgação/PMSS

A prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), em parceria com o Instituto Terra & Mar, apoia a realização da campanha “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias – World Cleanup Day 2019”, que acontece no sábado, dia 21 de setembro, a partir das 9h, em diversos pontos da cidade.  


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA8 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


O Instituto Terra & Mar, responsável por coordenar a iniciativa, espera realizar a campanha em 25 praias de São Sebastião. Por iniciativa da The Ocean Conservancy, uma ONG norte-americana, este evento mundial visando a educação ambiental e a conservação marinha vem sendo promovido há 32 anos em vários países.


São esperados cerca de 500 voluntários, que irão se dividir em equipes para limpar as praias, separando e catalogando as diferentes categorias de lixo. Mais do que um mutirão de limpeza, essa campanha é uma importante forma de conscientização e educação da população sobre as consequências do descarte inadequado de resíduos sólidos.


Na edição de 2018, o evento contou com a participação de 547 voluntários – incluindo 276 crianças –, que se mobilizaram para limpar 16 praias, 2 mangues e 4 rios em São Sebastião, onde foram coletados 3.289 kg de resíduos sólidos em 28.7 km de linha de costa. Os resíduos plásticos predominaram em todos os locais de coleta, somando cerca de 45% do total de peso coletado.

Foto: Divulgação/PMSS
 

Dentre os resíduos coletados destacam-se: pontas de cigarros (26% do total de itens), embalagens de alimentos, pedaços de plásticos e de isopor, garrafas PET, canudinhos, sacolas plásticas, que são resíduos relacionados às atividades de alimentação e recreação realizadas à beira-mar.


Aos que forem se voluntariar, a organização recomenda que levem água para beber, lanche, protetor solar, repelente, boné ou chapéu, e muita boa vontade. Diversas entidades, incluindo ONGs locais, associações de moradores e escolas participarão da campanha.


Praias participantes: Enseada, Canto do Mar, Cigarras, São Francisco, Praia Deserta, Porto Grande, Praia do Centro, Praia do Deodato, Mangue do Araçá, Cabelo Gordo, Barequeçaba, Guaecá, Toque-Toque Grande, Toque-Toque Pequeno, Santiago, Paúba, Maresias, Boiçucanga, Cambury, Baleia, Barra do Sahy, Juquehy, Barra do Una, Juréia e Boracéia.


 Rios participantes: Rio da Reserva du Moulin, Rio do Outeiro e Rio Juquehy.


A SEMAM vai coordenar as ações na Praia do Centro e reunirá voluntários em frente ao Observatório Ambiental, a partir das 9h.


Serviço

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2019

Data: 21 de setembro – sábado

Horário: a partir das 9h

Local: praias e rios participantes

Informações: www.institutoterraemar.blogspot.com

36082
Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral