Ação no Perequê comemora o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Ação no Perequê comemora o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
Foto: Reprodução/Pxhere

Ação no Perequê comemora o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Cerca de 150 crianças de escolas públicas devem participar da iniciativa, que visa recolher uma tonelada de lixo

17 de setembro de 2019 Última atualização: 14:29
Por Da Redação

Um grande mutirão está sendo organizado para esta sexta-feira, 20, às 10 horas, no Rio do Peixe e na praia do Perequê, em Guarujá. A iniciativa é do Instituto Gremar e do Loteamento Iporanga, na Serra do Guararu. O intuito, que celebra o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, é recolher mais de uma tonelada de lixo.


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNGUARUJA2 🕵‍ Informe-se, denuncie!


A iniciativa deve contar com a colaboração de mais de 300 pessoas, com a participação das comunidades locais, como a associação dos pescadores do Perequê, já que o bairro é a maior concentração de pescadores da Baixada Santista, além de mais de 150 crianças, entre 8 e 14 anos, de duas escolas públicas da região. Além de promover a limpeza, o evento visa sensibilizar as pessoas para a importância do cuidado com o meio ambiente.


No dia, além das pessoas que recolherão o lixo na faixa de areia da praia e, na margem do Rio do Peixe, cinco barcos subirão o rio com materiais para recolher os lixos encontrados na água. Segundo a iniciativa, após recolhido, o material será contabilizado, separado e todo lixo reciclável será destinado para o Centro de Reciclagem da comunidade da Serra do Guararu.


Rosane Farah, bióloga do Gremar e organizadora do evento, comenta: “Mais importante que o ato de recolher o lixo, é ajudar a conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Precisamos diminuir o impacto humano sobre a vida marinha. Aqui no Gremar, nos últimos anos, já resgatamos 8.725 animais feridos, a grande maioria por lixos mal descartados ou esquecidos nas praias e rios da região”, diz ela.


O movimento internacional 'Clean Up the World' ou 'International Costal Clean Up', é a maior ação global para limpeza do planeta, apoiada pela ONU. Ele é promovido por diversas instituições que atuam com conservação costeira, marinha e políticas públicas. No Brasil, a ação é conhecida como Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias – DMLRP.


Em números gerais, mais de 35 milhões de pessoas já participaram de uma atividade do DMLRP, o que tem possibilitado uma importante mudança de atitude e comportamento em escala global. Segundo o Gremar, entre Baixada Santista e Litoral Sul do estado de São Paulo, em três anos de evento, já foram recolhidas mais de oito toneladas de lixo.

Comentários
36085
Últimas Notícias