Ação no Perequê comemora o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Ação no Perequê comemora o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
Foto: Reprodução/Pxhere

Ação no Perequê comemora o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Cerca de 150 crianças de escolas públicas devem participar da iniciativa, que visa recolher uma tonelada de lixo

17 de setembro de 2019 Última atualização: 14:29
Por Da Redação

Um grande mutirão está sendo organizado para esta sexta-feira, 20, às 10 horas, no Rio do Peixe e na praia do Perequê, em Guarujá. A iniciativa é do Instituto Gremar e do Loteamento Iporanga, na Serra do Guararu. O intuito, que celebra o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, é recolher mais de uma tonelada de lixo.


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNGUARUJA2 🕵‍ Informe-se, denuncie!


A iniciativa deve contar com a colaboração de mais de 300 pessoas, com a participação das comunidades locais, como a associação dos pescadores do Perequê, já que o bairro é a maior concentração de pescadores da Baixada Santista, além de mais de 150 crianças, entre 8 e 14 anos, de duas escolas públicas da região. Além de promover a limpeza, o evento visa sensibilizar as pessoas para a importância do cuidado com o meio ambiente.


No dia, além das pessoas que recolherão o lixo na faixa de areia da praia e, na margem do Rio do Peixe, cinco barcos subirão o rio com materiais para recolher os lixos encontrados na água. Segundo a iniciativa, após recolhido, o material será contabilizado, separado e todo lixo reciclável será destinado para o Centro de Reciclagem da comunidade da Serra do Guararu.


Rosane Farah, bióloga do Gremar e organizadora do evento, comenta: “Mais importante que o ato de recolher o lixo, é ajudar a conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Precisamos diminuir o impacto humano sobre a vida marinha. Aqui no Gremar, nos últimos anos, já resgatamos 8.725 animais feridos, a grande maioria por lixos mal descartados ou esquecidos nas praias e rios da região”, diz ela.


O movimento internacional 'Clean Up the World' ou 'International Costal Clean Up', é a maior ação global para limpeza do planeta, apoiada pela ONU. Ele é promovido por diversas instituições que atuam com conservação costeira, marinha e políticas públicas. No Brasil, a ação é conhecida como Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias – DMLRP.


Em números gerais, mais de 35 milhões de pessoas já participaram de uma atividade do DMLRP, o que tem possibilitado uma importante mudança de atitude e comportamento em escala global. Segundo o Gremar, entre Baixada Santista e Litoral Sul do estado de São Paulo, em três anos de evento, já foram recolhidas mais de oito toneladas de lixo.

36085
Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral