Moradores de Camburi constroem fossa de bananeira | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Moradores de Camburi constroem fossa de bananeira
Foto: Karina Kempter

Moradores de Camburi constroem fossa de bananeira

Processo ecológico é utilizado como alternativa para o tratamento de esgoto no Litoral Norte

14 de fevereiro de 2020 Última atualização: 16:38
Por Da Redação


Moradores do bairro Camburi, na cidade de São Sebastião, encontraram uma alternativa sustentável para solucionar o problema de esgotamento sanitário na região. Em parceria com o Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA), Rede Brotar e BioCasa Soluções Ecológicas, os participantes construíram uma Bacia de Evaporização (BET), conhecida com fossa de bananeira.


Participe dos nossos grupos ℹ bit.ly/CNAGORA5 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


O resultado é fruto de uma oficina na qual os moradores aprenderam como funciona este processo ecológico que é utilizado para o tratamento de esgoto, possibilitando uma auto gestão do esgoto gerado. A medida é uma opção para quem cansou de esperar pelo atendimento da rede pública. O modelo pode ser implantado em residências ou até mesmo em pousadas.


Projeto implantado na Pousada Casa Ka
Projeto implantado na Pousada Casa Ka Foto: BioCasa Soluções Ecológicas
 


O engenheiro sanitarista e ambiental Luan Harder, da BioCasa Soluções Ecológicas, explica que o modelo padrão utilizado (fossa e sumidouro) não funciona na região por conta do lençol freático alto. “Muitos são construídos de forma inadequada , sem impermeabilização. A BET possui uma eficiência de 99%, uma vez que não há efluentes, ou seja, praticamente todo o esgoto é evapotranspirado pelas bananeiras, já a fossa e sumidouro possuem eficiência em média de 50 a 60%, uma vez que o esgoto entra em contato direto com o lençol freático antes de finalizar seu tratamento”.


Neste processo 70% da água descartada não se mistura com as fezes e vai para um sistema de jardim filtrante. A água cinza é separada da água negra. Na cinza são águas descartadas pelo uso de pias e ralos (maioria nas residências), já as negras são as que se misturam com as fezes. O jardim filtrante possui a capacidade de retirar os poluentes da água, utilizar como nutrientes e devolver a água totalmente tratada para a atmosfera através da sua transpiração, além de evitar enchentes devido ao processo natural de drenagem.


Projeto implantado na Pousada Casa Ka
Projeto implantado na Pousada Casa Ka Foto: BioCasa Soluções Ecológicas
 


O projeto da fossa de bananeira e outros podem ser conferidos no site https://www.funbea.org.br/saneamento-ecologico-e-educacao-ambiental-podem-contribuir-para-melhorar-a-situacao-critica-dos-esgotos-sanitarios-no-litoral-norte/?utm_source=M%C3%ADdia&utm_campaign=4face8205b-EMAIL_CAMPAIGN_2020_02_14_11_44_COPY_01&utm_medium=email&utm_term=0_d6389b9656-4face8205b-166803609.

Comentários
44133
Últimas Notícias