Rosana Valle pede mais testes do novo coronavírus para Baixada e Vale do Ribeira | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Rosana Valle pede mais testes do novo coronavírus para Baixada e Vale do Ribeira
Foto: Divulgação

Rosana Valle pede mais testes do novo coronavírus para Baixada e Vale do Ribeira

Atualmente, o país conta com 11 tipos de testes para detectar a Covid-19

25 de março de 2020 Última atualização: 20:14
Por Da Redação

A deputada federal Rosana Valle (PSB) pediu ao Ministério da Saúde o envio de 100 mil kits de testes, para o diagnóstico do novo coronavírus, para a Baixada Santista e Vale do Ribeira.

Rosana argumenta que a falta de testes para diagnosticar o coronavírus tem sido motivo de tensão na população do Brasil e também na Baixada Santista e Vale do Ribeira. 

Embora algumas autoridades de saúde recomendem, oficialmente, testes apenas aos casos  suspeitos e em pessoas do chamado grupo de risco, há especialistas que defendem que somente  os testes podem identificar e priorizar  aqueles que devem ir para o  isolamento hospitalar.

A parlamentar afirma que a  prova da necessidade e importância dos testes, é que a Petrobras está disponibilizando 600 mil kits que fazem  diagnóstico rápido (15 minutos). Estes kits são importados dos Estados Unidos e serão doados 400 mil para o Ministério da Saúde e 200 mil para a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro.

Países que apresentaram o melhor desempenho no combate ao vírus são justamente aqueles que fizeram testes em grande escala, de forma que puderam isolar os contaminados e, consequentemente, o coronavírus.


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA10 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Testes no Brasil

O Brasil conta com 11 tipos de testes aprovados pela Anvisa para detectar a Covid-19 . Dentre os 11, está o que precisa de apenas uma amostra de sangue para produzir o resultado em cerca de 15 minutos.

"Temos visto na Imprensa que autoridades de várias esferas têm sido submetidas a testes ante a revelação de que tiveram contato com possíveis contaminados. A mesma disponibilidade de testes não tem sido observada para com pessoas comuns que também relatam suspeitas", ressalta.

A deputada lembra que, na região, também tem recebido reclamações de pessoas que querem fazer o teste e não conseguem. Além das restrições ao teste para quem não é do grupo de risco, ou seja, idosos com doenças preexistentes, as unidades de saúde informam que não há testes para todos os que solicitam. 

Diante deste quadro, Rosana Valle solicitou ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo um aumento na quantidade de testes para a região da Baixada Santista e Vale do Ribeira, considerada estratégica na prevenção ao coronavírus por abrigar o maior Porto da América do Sul e também por ser cortada pela BR-116, que liga  São Paulo ao Sul do País.

"Que pelo menos 100 mil destes 600 mil kits doados pela Petrobras,  que tem refinaria na região, sejam destinados para a rede de saúde da Baixada Santista e Vale do Ribeira", disse a deputada.

Comentários
46225
Últimas Notícias