O que é jornalismo digital? Conheça esse novo conceito! | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
O que é Marketing
O que é jornalismo digital? Conheça esse novo conceito!
Foto: Reprodução / Internet
Especial Publicitário

O que é jornalismo digital? Conheça esse novo conceito!

Entenda como a internet potencializou o mercado da informação

cadu zaidan
09 de novembro de 2018
Última atualização: 10:46

Você percebeu como a internet mudou a forma como consumimos informação? Hoje, qualquer pessoa com uma conta no Twitter sabe o que está acontecendo em tempo real, mesmo se estiver presa no engarrafamento do trânsito. Por isso, hoje vamos bater um papo sobre o que é jornalismo digital.

Deixe seu email e receba, de forma gratuita, nossas principais dicas sobre marketing e vendas.

Afinal, os seus clientes e potenciais compradores estão conectados diariamente no trabalho, em casa, na fila de espera de uma consulta médica, em todo lugar. É importante se atualizar sobre as tecnologias para manter um bom relacionamento, passar a mensagem certa e fortalecer a marca.

Neste post, vamos mostrar conceito e características do jornalismo digital e as principais diferenças entre o formato online e o tradicional. Continue a leitura!

Entenda o que é jornalismo digital e suas características

Como o próprio nome sugere, é um modelo de comunicação que utiliza recursos digitais para disseminar informações, como: textos em html, fotos, imagens, áudios, vídeos e outros. Nesse formato, a notícia ganha imortalidade, pois permanece no banco de dados da internet para sempre (desde que o site não seja removido pelo proprietário).

Observe outras quatro particularidades que revelam o conceito de jornalismo digital:

Instantaneidade

A informação via internet é dinâmica, capaz de ser disseminada em poucos segundos, com apenas alguns cliques em sites, blogs, redes sociais, e-mail marketing ou outros canais. Além disso, é possível redigir, publicar e editar artigos de qualquer lugar com acesso a internet.

Interatividade

A interatividade é um enorme diferencial do jornalismo digital. As pessoas postam comentários acerca da notícia e, assim, é possível extrair feedbacks relevantes para a criação de futuras pautas. Essa troca de ideias, além de ser um exercício da democracia, é útil para a criatividade de quem produz o conteúdo.

Hipertexto

Os links são recursos cujo objetivo é complementar uma informação por meio de hipertexto. Ou seja, quando o leitor se interessa em saber mais sobre determinado assunto, tem a possibilidade de clicar na palavra grifada e acessar outra página com um novo conteúdo relacionado.

Técnicas de SEO

As pessoas adoram pesquisar tudo no Google, não é mesmo? Para que um texto digital seja encontrado com facilidade, existe o SEO (Search Engine Optimization). É uma técnica que consiste, principalmente, na aplicação das palavras-chave mais importantes para o conteúdo aparecer no topo dos resultados de busca.

Conheça as principais diferenças entre o jornalismo digital e o tradicional

Como você viu, no jornalismo digital a informação é imediata, interativa, tem recursos de hipertexto e usa técnicas para atrair o leitor na internet. Outra característica é que as notícias permanecem na rede mundial para futuras consultas. Além disso, as despesas com serviços gráficos são desnecessárias.

Salvo raras exceções, o jornal de papel e todo tipo de material impresso tem um custo muito alto se comparado ao formato online. Demanda mais tempo para ser produzido e entregue ao consumidor. Também tem o fato de a notícia ser perecível, uma vez que é estática.

Por outro lado, as mídias tradicionais têm uma vantagem sobre a digital. Não podemos negar que, hoje, uma das maiores crises que o jornalismo contemporâneo enfrenta é o surgimento das fake news. São notícias falsas que viralizam nas redes sociais com uma força avassaladora.

Na internet, qualquer pessoa mal-intencionada é capaz de criar uma informação que não existe e fazer com que a mensagem ganhe audiência. Enquanto os meios tradicionais (como impresso e TV) cobrem, apuram, entrevistam e citam fontes confiáveis, as fake news não seguem esses princípios básicos do bom jornalismo.

Então, gostou de saber mais sobre o que é jornalismo digital? Produzir conteúdo é uma ótima estratégia para atrair a atenção das pessoas que já ouviram falar da sua marca e também para aquelas que ainda não conhecem você. Já parou para pensar nisso?

Compartilhe este post nas redes sociais para que seus amigos também possam aprender o que é jornalismo digital!

Comentários
23584
Conteúdo de responsabilidade do anúnciante
Notícias Relacionadas