Santos inicia projeto para aplicação de vacinas contra o sarampo em crianças | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Santos inicia projeto para aplicação de vacinas contra o sarampo em crianças
Foto: Rogério Bomfim/PMS

Santos inicia projeto para aplicação de vacinas contra o sarampo em crianças

A ideia é ampliar a proteção das crianças entre seis a 11 meses aplicando a vacina em mais de mil crianças

08 de setembro de 2019 Última atualização: 16:11
Por Da Redação

A Secretaria de Saúde de Santos iniciou uma busca nas escolas de educação infantil para imunizar e reforçar a necessidade da dose zero da vacina contra o sarampo. A medida visa ampliar a proteção entre crianças de seis a 11 meses, estratégia de bloqueio contra a doença, iniciada há cerca de um mês na cidade. Desde que o plano foi adotado, 1.273 crianças dessa faixa etária foram imunizadas, o que representa 56,43% do total das que deveriam ser vacinadas. Ainda faltam receber a dose cerca de mil bebês.

Para atingir todo o segmento, o Programa Saúde na Escola, da Secretaria de Saúde de Santos, foi a creches municipais e conveniadas e identificou a ausência da dose zero em 127 crianças. Com a informação em mãos divididas por instituição de ensino, o Departamento de Atenção Básica irá providenciar a imunização desses bebês, nas próprias escolas ou solicitando a ida à policlínica mais próxima.


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA7 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Já as unidades particulares receberão um comunicado da Prefeitura para que ajudem a intensificar esse chamado.

“Devido à pouca idade, os bebês são mais vulneráveis às doenças e a dose zero serve para preveni-los o quanto antes do sarampo, que pode levar à morte em casos mais graves. A dose zero não substitui as que são obrigatórias pelo calendário nacional de vacinação. Ou seja, a vacina deve ser dada também aos 12 e 15 meses de vida da criança”, destaca Ana Paula Valeiras, do Devig.

Atendimento

A vacina tríplice viral previne contra o sarampo, a caxumba e a rubéola e está disponível nas policlínicas de Santos de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Aos sábados (exceto feriados), estão disponíveis nas policlínicas Aparecida, Bom Retiro, Vila Mathias e Nova Cintra.

35807
Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral