Nossa Senhora Aparecida: Por que é feriado em 12 de outubro? | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Imagem de Nossa Senhora Conceição Aparecida
Imagem de Nossa Senhora Conceição Aparecida Foto: Reprodução/Internet

Nossa Senhora Aparecida: Por que é feriado em 12 de outubro?

Feriado instituído em 1980 homenageia a mãe de todos, padroeira do Brasil

09 de outubro de 2018 Última atualização: 15:23
Por Da Redação

Ao contrário do que muitos pensam, o feriado de 12 de outubro comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e não o Dia das Crianças. A data foi determinada como comemorativa em 1954  pelo Papa. Mas foi em 30 de junho de 1980 que o Decreto nº 6.809 foi publicado, no qual general-presidente da República, João Batista Figueiredo, instituiu o feriado nacional, em consagração à Nossa Senhora Aparecida.

Quem foi Nossa Senhora Aparecida?

A imagem da santa negra foi encontrada em 1717 por três pescadores no Rio Paraíba (SP), chamado à época de Rio Itaguaçu. Eles tentavam há horas, sem sucesso, fisgar algum peixe. Ao içarem a imagem de uma santa degolada e, em seguida, a cabeça, as redes encheram-se de peixes. Os pescadores consideram o feito um milagre da santa resgatada. 

Ao limparem a escultura, perceberam que a imagem era de Nossa Senhora da Conceição, mas estava com cor escura devido ao contato com a lama do fundo do rio. Então, passaram a chamá-la de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Começava assim a história de devoção àquela que viria a ser consagrada padroeira do Brasil, e que faz alusão à Maria, mãe de Deus.

A imagem foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Principal em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI. No entanto, a imagem já havia sido coroada anteriormente, em nome do Papa Pio X, por decreto da Santa Sé, em 1904. 

Santuário

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o maior Santuário no mundo dedicado a Maria, Mãe de Deus, localiza-se no Vale do Paraíba, cidade de Aparecida. A pedra fundamental da Basílica Nova foi lançada em 10 de setembro de 1946, mas o início efetivo da construção ocorreu em 11 de novembro de 1955. A primeira missa no local aconteceu no dia 11 de setembro de 1946 e o primeiro atendimento aos romeiros em 21 de junho de 1959.

Em 1980, a Basílica Nova, maior Santuário do mundo, foi consagrada pelo Papa João Paulo II, que lhe outorgou o título de Basílica Menor. Em 1983, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – declarou, oficialmente, a Basílica de Aparecida como Santuário Nacional. Hoje, o Santuário é um grande centro evangelizador que atende romeiros e peregrinos de todas as partes do país e do exterior.

Aparecida

Aparecida, ou Aparecida do Norte, como é conhecida devido à localização no estado de São Paulo, é uma cidade jovem, fundada em 17 de dezembro de 1928.  A cidade fica no eixo Rio – São Paulo, e entre as duas cidades mais importantes do país, São Paulo e Rio de Janeiro. Apesar de possuir apenas cerca de 36 mil habitantes, o município é palco de visitas de milhões de pessoas anualmente.

Oração de consagração à Nossa Senhora

Ó Senhora minha ó minha Mãe,

Eu me ofereço todo a vós

E, em prova da minha devoção para convosco,

Vos consagro, neste dia,

E  para sempre,os  meus olhos, meu ouvidos,

minha boca, meu coração e,

inteiramente, todo o meu ser:e por assim sou vosso,

Ó incomparável Mãe,

Guardai-me, defendei-me

Como coisa e propriedade vossa.

Lembrai-vos que vos pertenço,

Terna Mãe, Senhora nossa;

Guardai-me e defendei-me

Como coisa própria vossa

Amém.

Confira a programação de homenagens à padroeira aqui no litoral

Últimas Notícias