Outubro com literatura e dança no Espaço Cultural Circo Navegador | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Espetáculo de dança flamenca “Frederico Garcia Lorca, in memoriam"
Espetáculo de dança flamenca “Frederico Garcia Lorca, in memoriam" Foto: Divulgação

Outubro com literatura e dança no Espaço Cultural Circo Navegador

Programação especial com o lançamento do livro “Genocídio dos Caiçaras” de Priscila Siqueira e o espetáculo “Frederico Garcia Lorca, in memoriam” com o grupo Guadalquivir

09 de outubro de 2019 Última atualização: 16:49
Por Da Redação

O mês de outubro, o Espaço Cultural Circo Navegador homenageia grandes personalidades de São Sebastião, e receberá com muita honra Martine Blain, Priscila Siqueira, Da. Neide Palumbo e Camilo Terra. Segundo o diretor artístico do espaço, Luciano Draetta: “é nossa missão oferecer experiências estéticas e sensoriais raras e capazes de ampliar a ‘percepção de mundo’ da comunidade sebastianense”.


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA8 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


No dia 24, quinta-feira, às 20h, tem o lançamento da 3ª edição do livro Genocídio dos Caiçaras, de Priscila Siqueira. Neste evento, haverá ainda apresentações culturais, a presença da Da. Neide Palumbo, com os causos caiçaras, e uma conversa com o caiçara de São Sebastião Camilo Terra, da Coordenação Nacional das Comunidades Tradicionais Caiçaras- CNCTC que irá apresentar um panorama dos conflitos que atingem os caiçaras no litoral norte de São Paulo na atualidade.


O livro teve sua 1° Edição em 1984 e traz diversas passagens de violências e violações sofridas pelas comunidades tradicionais caiçaras de São Paulo e Sul Fluminense com o advento da rodovia Rio-Santos e a chegada da especulação imobiliária na região. Trinta e cinco anos após a primeira edição muitas comunidades desapareceram mas algumas ainda lutam e enfrentam o genocídio se articulando em associações ou coletivos ou tendo como parceiros instituições públicas e privadas que se dedicam a defender os seus direitos. 


Priscila Siqueira tem diversas publicações e é jornalista reconhecida internacionalmente, foi correspondente da agência Estado , tendo escrito para o jornal Estadão e Folha da Tarde.  Natural do Paraná veio para São Sebastião na década de 1960 com um grupo de jovens recém formados que decidiram trazer seus conhecimentos em saúde e educação para essa região até então esquecida de São Paulo. Atualmente, se dedica à luta contra o tráfico de pessoas.


Camilo Terra é caiçara de São Sebastião, bacharel em direito pela UNESP, advogou para MST (Movimento dos Sem Terra) e CPT,   em São Paulo e no Tocantins. Em 2016 retornou ao litoral onde luta com os “primos” e “primas” Caiçaras pela Cultura e território tradicionais. Em 2018 foi eleito coordenador pelo litoral norte de São Paulo na Coordenação Nacional das Comunidades Tradicionais Caiçaras- CNCTC.


Seguindo a programação, no sábado, 26, também às 20h, será apresentado o espetáculo de dança flamenca Frederico Garcia espetáculo de dança flamenca “Frederico Garcia Lorca, in memoriam in memoriam, no qual são compartilhadas notícias, curiosidades e impressões pessoais, com o som ao vivo da Guitarra Flamenca, de Ricardo Sampaio e do Grupo Teatro-Dança Guadalquivir com o flamenco nos seus múltiplos aspectos: dança, canto e poesia.


A diretora e fundadora do grupo é a renomada bailarina francesa Martine Blain. Atuou como bailarina e coreógrafa em mais de 25 países, em filmes e óperas líricas além de ser fundadora da Compagnia Di Danza Les Coryphées, em Roma. Desde que veio a São Sebastião ministrar um workshop, aqui ficou e constituiu o Grupo Teatro-Dança Guadalquivir, o qual já participou de vários eventos, festivais e manifestações culturais recebendo numerosos e valorosos reconhecimentos e premiações no Brasil e Argentina.


O endereço do espaço é Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 826, Vila Amélia, em São Sebastião, pertinho do centro da cidade. Maiores informações sobre a programação podem ser obtidas pelo (12) 3892 2589 ou www.circonavegador.com.br.

 


36959
Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral