Clube promove conscientização sobre violência contra mulher | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Clube promove conscientização sobre violência contra mulher
Foto: Mayumi Kitamura

Clube promove conscientização sobre violência contra mulher

Integrantes do Clube Soroptimista Internacional de Santos estiveram em Bertioga para promover ação de conscientização sobre a violência contra a mulher e visitar a praça que leva o nome da entidade

26 de setembro de 2018 Última atualização: 16:56
Por Mayumi Kitamura
Foto: Mayumi Kitamura

Foto: Mayumi Kitamura

Imagem da data de inauguração da Praça Soroptimista, no Centro
Imagem da data de inauguração da Praça Soroptimista, no Centro Foto: Mayumi Kitamura

Foto: Mayumi Kitamura

A presidente do Clube Soroptimista fala sobre a importância da conscientização
A presidente do Clube Soroptimista fala sobre a importância da conscientização Foto: Mayumi Kitamura

Marlene lembra como era a praça quando foi inaugurada
Marlene lembra como era a praça quando foi inaugurada Foto: Mayumi Kitamura

A violência contra a mulher foi tema de ação de conscientização promovida pelo Clube Soroptimista Internacional de Santos, que esteve em Bertioga durante a data alusiva ao tema, todo dia 25 de cada mês, o Dia Laranja. 

Na ocasião, as mulheres da entidade distribuíram folhetos que explicam a necessidade de se abordar o tema e outro com atitudes que indicam características de um relacionamento abusivo. A presidente do clube, Sonia Maria de Barros Alberto, comentou: "Essa ação é para que nós todos saibamos que esse Dia Laranja deve ser lembrado e temos que fazer algo para que a violência contra mulheres e meninas acabe. Devido as estatísticas temos percebido que os casos têm aumentado. São dados alarmantes e precisamos fazer alguma coisa para que isso cesse". 

A entidade, que existe há 57 anos em Santos, realiza constantemente vários projetos relacionados à mulher, com foco em meninas e mulheres em situação de risco, explica a presidente. 

Além da ação de conscientização, as integrantes do grupo que se deslocaram à Bertioga também fizeram questão de visitar a praça que leva o nome da entidade, a Praça Soroptimista, no Centro. Entre elas, Marlene Mota Zamariolli conhece a praça desde a sua inauguração, já que esteve presente na cerimônia. Ela lembrou: "Foi um trabalho muito árduo da presidente do Clube na época, Marina Magalhães Silva [...].  O Mauro Orlandini, que era apaixonado pelo Soroptimismo, instituiu e foi construída essa praça. Veio o prefeito [de Santos na época] Osvaldo Justo. Foi um dia muito feliz e ficamos muito honradas de ter nossa praça em Bertioga,quando ainda pertencia ao território de Santos - Bertioga estava em trabalho de emancipação".

Agora, na visita ocorrida na terça-feira, o sentimento não foi tão feliz quanto na época, já que a mudança é extremamente perceptível nas fotos da inauguração. As imagens mostram um marco na praça com área cimentada e com jardim de plantas coloridas. Agora, inexiste o marco e as plantas que se destacavam. Ela lamenta: "Já viemos outra vez e colocamos uma nova placa, porque a outra havia sido levada embora, e agora sumiu tudo. Sumiu o marco, sumiram as bandeiras... tem o nome, mas não é significativo como era. Enfim, é a vida né, as coisas vão mudando, nós também não somos aquelas menininhas de antigamente, mas o coração está aqui na nossa praça. Está cuidada, mas não é a mesma. Gostaríamos que tivesse aquela recordação do que foi e a alegria que foi para Bertioga e para nós".


22109
Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral