Secretaria de Saúde de Bertioga investiga caso de sarampo no município | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Autor:

Secretaria de Saúde de Bertioga investiga caso de sarampo no município

A cidade não está em campanha, mas há mil doses disponíveis nas UBSs para quem tem indicação de vacinação

22 de agosto de 2019 Última atualização: 14:06
Por Da Redação

Autor:
 



A Secretaria de Saúde Bertioga investiga um caso de sarampo no município, a notícia foi dada durante o programa Café da Manhã, da TV Costa Norte, desta quinta-feira, 22.  No entanto, segundo a secretária de Saúde Simone Papaiz, não  há motivo para preocupação, pois não há, até o momento, casos confirmados na cidade. O número de casos de sarampo cresceu 36% no estado de São Paulo desde a semana passada, segundo balanço da Secretaria Estadual de Saúde. 


Simone Papaiz chamou a atenção para a importância da atualização da vacinação, principalmente das crianças.  "É preciso trabalhar na prevenção, a população tem que ser co-responsável na saúde pública e não buscar o serviço apenas em casos extremos". 


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA5 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


De acordo com a Secretaria de Saúde, Bertioga não está em campanha, mas há mil doses disponíveis nas UBSs para quem tem indicação de vacinação: duas doses de vacina para pessoas com 12 meses até 29 anos de idade, sendo uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e uma dose da vacina tetraviral aos 15 meses de idade; até 29 anos o indivíduo deve ter recebido duas doses.


Uma dose da vacina tríplice viral também está indicada para pessoas de 30 a 59 anos de idade. A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. A tetra acrescenta a imunização contra varicela.


O sarampo é uma doença infecciosa aguda, provocada por vírus, grave e transmitida pela fala, tosse e espirro. A doença é extremamente contagiosa, mas pode ser prevenida pela vacina. O sarampo caracteriza-se principalmente por febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa bucal.

35238
Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral