2º Pet Day de Bertioga estimula interação entre pets | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Autor: JCN

2º Pet Day de Bertioga estimula interação entre pets

Evento reuniu tutores, profissionais da área e pet shops da cidade

17 de julho de 2019 Última atualização: 16:45
Por Vanessa Ortiz

O 2º Pet Day ocorreu neste fim de semana no Parque dos Tupiniquins, no Centro de Bertioga, e recebeu centenas de pessoas que aproveitaram a oportunidade para passear com seus pets, receber atendimento veterinário, tirar dúvidas sobre doenças, e obter informações nos estandes de pet shops e clínicas participantes. O evento, que reuniu diversas atividades para conscientizar responsáveis em relação à saúde e bem estar dos mascotes, foi promovido pelo Sistema Costa Norte e idealizado pela Fundação Costa Norte. 

Foto: JCN
 


O projeto de proteção animal Agnes participou com o bazar de roupas. "Para nós, do projeto, o evento foi muito importante, porquê nos ajudou a ter visibilidade, além de arrecadar fundos para os animais que recebem nosso auxílio", disse a representante Renata Ferraz. A importância da castração e da adoção responsável foi ressaltada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais e o projeto Mãos que Salvam Patas, por meio da Feira de Adoção, que possibilitou novos lares para dez pets, sendo dois cachorro e oito gatos. "Os animais que estiveram aqui para a doação são da Zoonoses. De lá, eles já saem castrados, vacinados e vermifugados", explica a presidente do Conselho, Maira Eugenia Caralli. 

Foto: JCN
 


A CCZ realizou a aplicação de 102 vacinas antirrábica e fez coleta para a pesquisa de leishmaniose, doença infecciosa causada por protozoários parasitários. Para falar sobre a enfermidade, o Centro Veterinário Cãopagnone orientou tutores e fez aplicação de medicamentos para prevenção à essa doença específica.

Já a Clínica Veterinária Pet Hachi, deu orientações a respeito da nutrição animal e distribuiu amostra de ração.  "As pessoas ainda tem muitos conceitos místicos a respeito da nutrição", comentou a médica veterinária Paula de Almeida, que destacou a importância da conscientização de tutores. "Nós (profissionais) temos muita dificuldade em uma consulta, por exemplo, de abordar tantos assuntos importantes e pertinentes. Aqui, dando uma lembrança ou alguma coisa, faz com que a pessoa pare para te escutar um pouco. Tira aquele ar de que o veterinário quer empurrar algum produto e vender uma coisa além".  

Foto: JCN
 



No espaço, também foram realizados procedimentos simples, mas muito necessários, como a limpeza de ouvidos e cortes de unhas, além da gravação de plaquinha de identificação para animais, feitos pelo Pet Love Pet Shop. Para cuidar o tártaro, a veterinária Rosa Maria Rolan da Silva, do Pet Shop Bertioga, realizou a limpeza dos dentes (tartarectomia), que previne o mau hálito e doenças graves, tais como doenças cardíacas, meningite e por muitas vezes problemas renais.

Foto: JCN
 


Para animais com problemas básicos de comportamento, Tiélison Marques, da Marques Adestramento, esclareceu dúvidas sobre a prática, que ajuda no convívio entre animal e tutor. "Acredito que é um processo que vai muito além de ensinar o cão a sentar, deitar e etc. É o momento em que eles conseguem entender o que queremos deles. Além disso, os treinamentos criam um convívio mais tranquilo e harmonioso em casa, contribuindo para que o cão socialize melhor com outros animais e pessoas". O profissional mostrou-se empolgado com o evento e afirmou que a cidade necessita de mais projetos como esse. "A experiência foi ótima, um evento sensacional, não só para as pessoas, mas importantes para os cães. Cada estande apresenta um trabalho diferenciado. Um de atendimento básico, outro com petisco, outro com adoção". 

Foto: JCN
 


O gerente do Sistema Costa Norte de Comunicação, Felipe Fernandes, explicou que a ideia do evento é de democratizar os serviços para os pets, trazendo diversos deles. “Sabemos que está apertado. A condição econômica do Brasil não é tão favorável e o último a receber o benefício do capital é animalzinho. Com isso, procuramos trazer alguns serviços e alternativas que, às vezes, o munícipe que não tem condição de pagar. isso não quer dizer que ele não ame e não queira cuidar do seu animal. Teve cachorro com a orelha sendo limpada, unha sendo cortada”.

Para o autônomo Daniel José Magalhães, o evento deveria ocorrer mais vezes. "Queria que tivesse sempre para poder participar. É importante para conscientizar o pessoal, porque os nossos bichinhos são como ser humano para gente. É bom para poder vacinar, ganhar umas coisinhas também, uns brindes". Já para a atendente Gabriela Teles Sales, o Pet Day é a oportunidade dos mascotes socializarem. "É legal porque a levamos para passear, melhora o convívio né? Gostei bastante, a cidade precisa desse tipo de evento". 

Foto: JCN
 

Durante todo o evento, foram sorteados: passeio no mar com a Genesis Passeios de Escuna Pirata; ingressos para o Acqua Mundo; almoço para duas pessoas no Restaurante e Mini Fazenda Rancho Caminho do Mar; cestas diversas com produtos para os pets; banho; hidratação; quatro aulas de adestramento da Marques Adestramento; 5 coleiras; e produtos Genco Pet. 

O evento é patrocinado pela Genco Pet e conta com os apoios da prefeitura de Bertioga; Rádio Praia FM - 106,1; Pet love; Pet Hachi; Simbio Vet Care; Villa Pet; Marques Adestramento; ONG Full Forest & Ocean; Pet Shop Bertioga; CãoPagnone; Centro de Controle de Zoonoses; Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais; Ong Mãos que Salvam Patas; Projeto Agnes; Ong Santa Pata; Escuna Genesis e Acqua Mundo.  


Confira todas as fotos do evento pelo link https://drive.google.com/drive/folders/1LzCiBNstQc4I5zj3ZlAaLO4a_hSWx6MK


34096
Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral