Santos tem novos casos suspeitos do coronavírus | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Santos tem novos casos suspeitos do coronavírus
Foto: Divulgação/Josué Damacena

Santos tem novos casos suspeitos do coronavírus

Quatro notificações de suspeita surgiram entre segunda e terça-feira na cidade

03 de março de 2020 Última atualização: 17:48
Por Da Redação


A Secretaria de Saúde de Santos recebeu, entre o final de segunda, 2, e terça-feira, 3, quatro notificações de suspeitas do novo coronavírus (Covid-19) em residentes do município.


Participe dos nossos grupos ℹ bit.ly/CNAGORA5 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Os casos atendidos nos últimos dias em unidades de pronto atendimento (municipais e particulares) são de pessoas com sintomas similares da doença e histórico de viagens para países com casos confirmados e que são monitorados pelo Ministério da Saúde.


Todos eles passam bem, não precisaram de internação hospitalar e estão em isolamento social domiciliar.


As amostras coletadas dos pacientes foram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz, laboratório estadual de referência para o diagnóstico ou descarte da doença, e os resultados devem ficar pronto entre dois e cinco dias.


Um dos novos casos é de uma mulher de 29 anos, que esteve em viagem pelo Camboja, Tailândia e Vietnã (Ásia) e também em Madri, na Espanha (Europa), com chegada ao Brasil no dia 26 de fevereiro e início dos sintomas no dia 29.


Os outros casos são de uma menina de cinco anos, cujo padrasto retornou da Itália no dia 7 de fevereiro e teve início de sintomas em 20 de fevereiro; homem de 35 anos, que voltou da França em 28 de fevereiro e sintomas desde 28 de fevereiro; e mulher de 60 anos que veio da Itália no dia 18 de fevereiro e sintomas no mesmo dia.


De acordo com os protocolos adotados pelo Ministério da Saúde, são considerados suspeitas do Covid-19 as pessoas que apresentarem febre e, pelo menos, um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, alargamento das narinas na respiração, entre outros) e histórico de viagens para áreas de transmissão local, nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas ou contato com casos suspeitos e/ou confirmados da doença.


Outro caso suspeito em investigação

Com os novos casos, Santos investiga agora cinco casos suspeitos do novo coronavírus entre residentes do município. Na última sexta-feira, 28, a Seção de Vigilância Epidemiológica de Santos registrou a suspeita para o Covid-19 em uma mulher de 75 anos, que esteve em viagem pela Itália e França, entre os dias 6 e 24 de fevereiro.


A moradora da cidade começou a apresentar febre, tosse, cefaleia e coriza no dia de retorno ao Brasil e foi a uma unidade de saúde pública municipal, na quinta-feira, 27

.

O protocolo de atendimento foi seguido e o material coletado (nasofaringe) já seguiu para exame no Instituto Adolfo Lutz (IAL), que deve divulgar o resultado até o fim desta semana. A paciente segue em isolamento domiciliar.


Nos últimos dias, unidades de saúde de Santos atenderam ainda a três moradores de Praia Grande que se tornaram casos suspeitos para o novo coronavírus. Eles já estão relacionados à sua cidade de origem, sob acompanhamento da vigilância epidemiológica daquela localidade.


Casos descartados

Na última sexta-feira, 28, exames do Instituto Adolfo Lutz descartaram dois casos suspeitos entre residentes de Santos: mãe e filha, de 74 e 30 anos, que chegaram da Itália no último dia 21.


As pacientes já foram liberadas do isolamento domiciliar. No último dia 20 de fevereiro, o IAL também descartou a presença do novo vírus em uma criança chinesa que foi atendida na cidade.

Comentários
45088
Últimas Notícias